Exposição de Animais de Esteio ocorrerá de 26 de setembro a 4 de outubro

Exposição de Animais de Esteio ocorrerá de 26 de setembro a 4 de outubro

Evento digital que substituirá a 43ª Expointer, cancelada em razão da pandemia do coronavírus, terá formato final anunciado pela Secretaria da Agricultura a partir do dia 10 de agosto

Nereida Vergara

publicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) definiu ontem que a Exposição de Animais de Esteio - feira que substituirá a 43ª Expointer, cancelada em razão da pandemia de coronavírus - ocorrerá no período de 26 de setembro a 4 de outubro, no Parque de Exposições Assis Brasil. Em acordo com a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a pasta antecipou parte do regulamento que disciplina as inscrições e ingresso dos animais no parque. 

Para a inscrição de ovinos a data final será o dia 31 de agosto. Para as demais raças, dia 10 de setembro. A programação técnica de julgamentos, que não incluem os equinos, será dividida em dois turnos. O primeiro prevê o ingresso de um grupo animais no dia 26 de setembro, o qual permanecerá no parque até o dia 29 de setembro. O segundo grupo será admitido no dia 30 de setembro, permanecendo até o dia 3 de outubro. Cada uma das etapas terá seu desfile de campeões. 

O presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, reitera que 12 raças já estão confirmadas na exposição, entre bovinos, ovinos e aves. Ele ressalta que as entidades solicitaram à secretaria a divulgação do calendário em razão das necessidades logísticas. "Nós precisamos de tempo para preparar as instalações do parque para receber os animais e dar andamento nas inscrições nas associações de raça", ressalta Lamachia.

O secretário Covatti Filho explica que a data de 26 de setembro a 4 de outubro vale apenas para a exposição de animais. Segundo ele, na semana entre os dias 10 e 14 de agosto é que deve se definir o formato final da exposição digital, incluindo o setor de máquinas e implementos agrícolas. 

A demora na definição de uma data para início da participação dos setor de máquinas preocupa o  presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers), Cláudio Bier, que defende o início do evento no dia 29 de agosto. "É neste período que o produtor procura máquinas para comprar", diz Bier, adiantando que o Simers já está com a ferramenta de venda para ser lançada na exposição virtual em construção e que nada impede que o setor inicie em agosto e siga até o fechamento do evento dos animais com a comercialização aberta. 

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895