Frangos e suínos: ano de alta nos custos de produção

Frangos e suínos: ano de alta nos custos de produção

Altas acumuladas foram de 19,7% e 6,7%

Correio do Povo

publicidade

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos encerraram o ano de 2021 com altas acumuladas de 19,7% e 6,7%, respectivamente, segundo a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (Cias).

Na comparação com novembro, o custo de dezembro subiu 1,5% para o quilo vivo do frango, que chegou a R$ 5,21, e 5,2% para o suíno, que atingiu R$ 7. Segundo a Cias, a alta foi influenciada pelas despesas operacionais com a alimentação dos animais e despesas com energia elétrica e cama. 

Os estados de Santa Catarina e Paraná são usados como referência nos cálculos por serem os maiores produtores nacionais de suínos e de frangos de corte, respectivamente.

O aplicativo Custo Fácil, da Embrapa, que os produtores de aves e suínos podem baixar gratuitamente do Play Store do Google para calcular e controlar seus gastos, permite gerar relatórios dinâmicos das granjas, do usuário e das estatísticas da base de dados. Os relatórios possibilitam a separação das despesas dos custos com mão de obra familiar. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895