Grupo criará manual com regras de controle de javali

Grupo criará manual com regras de controle de javali

Documento irá abarcar toda a legislação vigente sobre o assunto. Ideia é ajudar a tornar menos burocráticos os procedimentos a serem adotados pelos controladores destes animais

Cíntia Marchi

publicidade

O grupo de trabalho da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, criado em 2020 para tentar eliminar obstáculos que prejudicam o controle de javalis no Estado, irá elaborar um manual com regras e orientações aos produtores rurais e controladores. A ideia, segundo o deputado estadual Elton Weber, é que este documento reúna e uniformize as informações, leis, portarias, normativas de todos os órgãos fiscalizadores, como Ibama, Ministério do Meio Ambiente e Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, para ajudar a tornar mais transparente e menos burocrático o controle destes invasores.

Nesta sexta-feira, em reunião coordenada por Weber, ficou acertado que no final de janeiro um grupo reduzido irá se encontrar presencialmente para começar a organizar este manual. Também ficou decidido que serão feitos encontros, em fevereiro, em Caxias do Sul, Erechim, Soledade e Santa Maria com produtores e controladores de javalis para levantar possíveis gargalos e buscar alterações da legislação vigente. Segundo Weber, uma das modificações propostas ao Ibama é o aumento de prazo da autorização expedida para a caça do javali. Hoje, a autorização precisa ser renovada a cada 90 dias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895