capa

Morre o ex-presidente da Farsul Hugo Paz

Ex-dirigente comandou a entidade na década de 1990

Por
Correio do Povo

Ex-dirigente comandou a entidade na década de 1990

publicidade

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) decretou três dias de luto pelo falecimento neste domingo do seu ex-presidente Hugo Eduardo Giudice Paz, vítima de um câncer. Paz foi eleito presidente aos 42 anos e dirigiu a entidade entre os anos de 1991 e 1997, por dois mandatos. Nasceu em Porto Alegre, em 1949, era advogado e produtor rural em Quaraí. Antes de comandar a federação, participou dos trabalhos da Constituinte e ajudou a redigir o texto que previa a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Integrou o conselho do Senar Nacional e foi responsável pela instalação do Senar no Rio Grande do Sul, do qual foi o primeiro presidente.

O diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, que ocupou cargo na diretoria durante os dois mandatos de Paz, lamentou a morte. “Era um homem de posições fortes em defesa do setor agropecuário e do direito de propriedade. Nunca abriu mão disso”, lembra Schardong.

O diretor jurídico da federação, Nestor Hein, que atuou nesta função também na gestão de Paz, disse que ele foi um presidente “marcante e trabalhador”. “Sempre lutou muito para que o produtor tivesse uma renda adequada e para que não precisasse recorrer aos bancos em busca de crédito”.

Amigos e familiares se despediram de Hugo Paz no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.