Novo aplicativo aumenta a eficiência de cooperados

Novo aplicativo aumenta a eficiência de cooperados

SmartCoop será lançado nesta terça-feira como ferramenta que facilita a gestão, comercialização e compras coletivas de produtores e das cooperativas

Carolina Pastl*

Ferramenta facilita acompanhamento da lavoura pela assistência técnica

publicidade

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e 30 associadas lançam a plataforma digital SmartCoop nesta terça-feira, às 17h, pela página da Rede Técnica Cooperativa (RTC) no Facebook. A nova tecnologia consiste em um aplicativo para smartphone que funciona offline, é gratuito e também possui uma versão web. Os 173 mil produtores cooperados poderão baixá-la amanhã pela Apple Store ou Google Play Store. O objetivo é facilitar as atividades diárias de associados e cooperativas.

A ideia surgiu há dois anos, a partir de uma tese de doutorado que identificou a dificuldade que as cooperativas e associados tinham para incorporar novidades tecnológicas. A FecoAgro resolveu liderar a iniciativa. Pronta, a tecnologia está dividida em três áreas de atuação que se unificaram na plataforma.

A primeira é a “Propriedade Digital”, na qual o cooperado faz a gestão e o monitoramento on-line da sua propriedade informando ao aplicativo tudo o que faz ao longo da safra agrícola ou com o rebanho, o que poderá ser acompanhado pela assistência técnica de cada instituição.

A segunda é a “Comercialização”. Nela, os associados têm acesso às cotações dos seus produtos e podem vendê-los on-line para a cooperativa.

O terceiro módulo é a “Central de Compras”, que facilita as aquisições conjuntas de produtos pelas cooperativas. Por isso, apenas funcionários delas têm acesso a esta parte. Com a plataforma, uma cooperativa consegue informar às demais quais insumos está precisando para que, caso outras tenham a mesma necessidade, organizem uma compra conjunta, reduzindo custos.

“A tecnologia propiciará aumento de competitividade tanto para o produtor como para as cooperativas e aproximará mais o jovem do cooperativismo”, acredita o gerente da plataforma SmartCoop, Raí Schwalbert. Para Fernando Brackmann, gerente de Agrocenter da Languiru, uma das cooperativas que participam da iniciativa, a principal vantagem é o ganho em velocidade. “Conseguiremos passar instruções técnicas e nos comunicar de forma mais rápida com nossos associados e, com isso, aumentaremos nossa produtividade”, prevê.

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895