Novo secretário assume pasta da Agricultura no RS

Novo secretário assume pasta da Agricultura no RS

Domingos Velho Lopes, segundo vice-presidente da Farsul, tomou posse nesta segunda-feira como secretário estadual, em cerimônia no Palácio Piratini

Patrícia Feiten

Domingos Lopes

publicidade

Conhecido pela atuação em assuntos relacionados ao meio ambiente na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o produtor rural Domingos Velho Lopes é o novo titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (SEAPDR). Lopes assumiu o cargo de Silvana Covatti, exonerada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

A posse ocorreu em cerimônia conduzida nesta segunda-feira pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini. Rodrigo Rizzo, assessor da presidência da Farsul e coordenador-geral das comissões da entidade, é o novo secretário adjunto.

Natural de Porto Alegre, Domingos Lopes é agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dedica-se à agropecuária com a família em Mostardas e Palmares do Sul. Sua liderança no setor começou em 1997, quando se tornou presidente do Sindicato Rural de Mostardas. Em 2000, passou a integrar a diretoria da Farsul e, em 2003, assumiu a coordenação da Comissão do Arroz da entidade. Em 2017, foi coordenador da Comissão do Meio Ambiente e assumiu a presidência do conselho superior da Farsul.

Até sua nomeação para a SEAPDR, Lopes exercia os cargos de presidente do Sindicato Rural de Mostardas, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Litoral Médio e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacia. Também integrava os conselhos estaduais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico. “A prioridade um é buscar soluções estruturantes para a situação de reservação de água e irrigação para o Estado”, disse ele logo após a posse.

Rizzo, adjunto com experiência

Rodrigo Rizzo, que assume como adjunto de Domingos Lopes o cargo antes ocupado por Luiz Fernando Rodriguez na gestão de Silvana Covatti, é natural de Florianópolis (SC) e graduado em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com pós-graduação em marketing em agronegócios pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA) e MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Cursou ainda especialização em produção do setor de laticínios no centro de pesquisa italiano CoRFiLaC, da Sicília, e atuou como consultor e instrutor credenciado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

Em sua carreira, Rizzo participou de visitas de intervenção a mais de 700 propriedades no Rio Grande do Sul e no Uruguai, foi coordenador e diretor de Câmaras Setoriais da SEAPDR e diretor da secretaria na gestão de Odacir Klein. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895