Oficina na Expointer ensina 36 diferentes maneiras de preparar chimarrão

Oficina na Expointer ensina 36 diferentes maneiras de preparar chimarrão

Aulas ocorrem das 9h às 18h

Daiana Camillo

Oficina na Expointer ensina 36 diferentes maneiras de preparar chimarrão

publicidade

Um dos espaços mais visitados da Expointer é reservado para uma antiga tradição gaúcha: o chimarrão. Na 13º edição, a oficina da ONG "Escola do Chimarrão" ensina 36 diferentes maneiras de preparar a bebida típica dos pampas. No estande - que fica em frente ao prédio da Polícia Civil no Parque de Exposições Assis Brasil - ocorrem aulas das 9h às 18h.

Além do preparo, os visitantes aprendem também a melhor maneira de armazenar a erva-mate e a temperatura ideal da água para o chimarrão. A oficina  tem como objetivo resgatar a cultura gaúcha.



O diretor-executivo Pedro José Schwengber explicou a ideia do projeto: "O chimarrão tem um apelo social muito forte. Muitas amizades, namoros e casamentos começaram por causa do mate. Temos a preocupação de transmitir a importância da bebida não apenas para os gaúchos, mas para o Brasil inteiro."  

Segundo Schwengber, o que mais faz sucesso ocorre em apenas 11 segundos. Ao término do curso, após a pessoa tirar suas dúvidas e fazer ela mesma a bebida, é entregue um certificado de "especialista em chimarrão".

O visitante Luis Carlos Cima adorou a oficina. "O chimarrão é um símbolo de amizade e confraternização. O estande me chamou atenção porque gostaria de aprender novas formas de preparo, já que tomo o mate todos os dias", contou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895