Plantio de soja alcança 93% da área estimada no RS

Plantio de soja alcança 93% da área estimada no RS

Diretor técnico da Emater afirma que o atraso na conclusão da semeadura aumenta o risco de impactos na produtividade, mas as condições climáticas no verão é que irão determinar o tamanho da safra gaúcha

Cíntia Marchi

Projeção da Aprosoja/RS é que colheita supere os 19 milhões de toneladas no atual ciclo no Estado

publicidade

O plantio de soja no Rio Grande do Sul alcançou 93% da área prevista para a safra 2020/2021, de 6,074 milhões de hectares. O percentual, divulgado nesta quarta-feira pela Emater, apresenta atraso em relação à média de semeadura das últimas safras, de 97%, para esta época do ano. A tendência, segundo o diretor técnico da instituição, Alencar Rugeri, é que todos os produtores consigam encerrar o plantio ainda dentro de 2020, depois de terem acelerado a implantação em dezembro com a chegada das chuvas. No final de novembro, mês considerado ideal, apenas 47% da área estava semeada. 

Segundo Rugeri, não tem como estimar se o atraso na conclusão do plantio poderá impactar na produtividade. No entanto, afirma que o risco aumentou. Explica que as condições climáticas prejudicaram o escalonamento do plantio, com o uso de cultivares de diferentes ciclos, prática recomendada pela área técnica. De qualquer forma, destaca que, dependendo de como o clima se comportar no verão, o Rio Grande do Sul ainda poderá ter uma excelente safra.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/RS), Décio Teixeira, considerando os percalços enfrentados até o momento, o plantio ainda ficou dentro de um período satisfatório. Diz esperar que o certo atraso na finalização seja “corrigido” pelas condições climáticas daqui pela frente. “Temos informações positivas, de que teremos chuva”, comentou. Segundo projeção inicial da Aprosoja/RS, os gaúchos farão uma colheita superior a 19 milhões de toneladas no atual ciclo. Em âmbito nacional, a produção deve chegar a 127,57 milhões de toneladas, acréscimo de 2,2% sobre o resultado da safra passada, segundo a Aprosoja Brasil.

No município de Santa Rosa, um dos 112 em situação de emergência no Estado, o plantio alcançou cerca de 95% da área, segundo o presidente do Sindicato Rural, Denir Frosi. A chuva do último final de semana, apesar de irregular, oportunizou que grande parte dos produtores avançasse no plantio. Frosi acredita que a produção local ficará dentro da normalidade, em se confirmando as previsões de chuva. 

Já, em Fortaleza dos Valos, município pertencente à Regional da Emater de Ijuí, o plantio foi encerrado nos últimos dias em 36 mil hectares. A secretária executiva do Sindicato Rural, Gabriela Maier Bueno, diz que o atraso na implantação da cultura, que geralmente era feita toda em novembro, retardará a colheita, de fevereiro para março e abril. “No momento agora todos torcem que o clima não comprometa a produtividade”, diz Gabriela.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895