Produtor familiar busca ampliar prazo a rebates do Pronaf

Produtor familiar busca ampliar prazo a rebates do Pronaf

Lideranças pleiteiam, em Brasília, que desconto de 35,2%, concedido aos atingidos pela estiagem, seja estendido às parcelas do Pronaf com vencimento até dezembro

Thaise Teixeira

Estiagem prejudicou as plantações no interior do Estado

publicidade

Os agricultores familiares gaúchos tentarão ampliar o alcance do rebate de 35,2% sobre o valor das parcelas de custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) aos produtores prejudicados pela última estiagem. O desconto, regulamentado pelo decreto 11.029/22, somente contemplou os financiamentos com parcelas vencidas e vincendas entre 1º de janeiro e 31 de julho. Os contemplados também deveriam produzir em municípios com decretação de emergência entre 1º de setembro de 2021 e 28 de março de 2022, ter operações contratadas sem seguro até 31 de dezembro de 2021, dentre outras condições.

O pedido de extensão à janela de vencimento das parcelas vencidas e vincendas será levado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e pelo deputado federal Heitor Schuch à reunião agendada para as 9h, no Ministério da Economia. Estarão presentes o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago Júnior, o chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, Rogério Miranda, e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Sória. 

Conforme o assessor de Política Agrícola da Fetag, Kaliton Prestes, a estratégia é alongar ao máximo o desconto e o prazo dos financiamentos até 31 de dezembro. “São agricultores igualmente atingidos pela estiagem, mas que, por azar, ficaram de fora. Para eles, precisaremos de R$ 350 milhões”, explica. A possibilidade, segundo o deputado Heitor Schuch, pode ser viabilizada com a “sobra” de R$ 1,2 bilhão, liberado em março para compensar perdas com a seca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895