Seapdr passa gerência do Fundovitis ao Consevitis

Seapdr passa gerência do Fundovitis ao Consevitis

Recursos de 2018 do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura estavam parados em razão de irregularidades e burocracias

Carolina Pastl*

Fundo de R$ 12 milhões tem por objetivo fomentar setor de produção de uvas, vinhos e derivados

publicidade

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) passou a gerência dos recursos de 2018 do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) para o Consevitis, o qual integram membros da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavis), Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) e Comissão Interestadual de Uva. A partir de agora, estão disponíveis R$ 12 milhões para se investir em ações de promoção do setor vitivinícola gaúcho e de apoio à pesquisa e à assistência técnica. Para tanto, haverá metas que serão estipuladas em um plano de trabalho, em consonância com a Política Vitivinícola do Estado, estabelecida pela Lei Estadual nº 10.989 de 1997.

A demanda havia sido solicitada a um ano atrás, depois que entidades do setor, junto com a Seapdr, definiram que os recursos seriam geridos pela Uvibra, e não mais pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Na ocasião, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia apontado irregularidades quanto aos processos internos de 2012 a 2016. A demora para a transição ocorreu porque a Uvibra teve de criar o Consevitis para poder receber o recurso. Em data ainda a definir, o conselho irá trabalhar para conseguir os recursos do fundo de 2019.

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895