Secretaria da Agricultura anuncia Programa Troca-Troca de Sementes com desconto de 12,5%
capa

Secretaria da Agricultura anuncia Programa Troca-Troca de Sementes com desconto de 12,5%

Além do desconto, produtores terão ainda subsídio de 28% pago pelo Estado nas sacas de sementes de milho híbrido convencional, milho híbrido transgênico e sorgo

Por
Nereida Vergara

publicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publica nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado, a resolução com as disposições do Programa Troca-Troca de Sementes 2020/2021, trazendo como novidade um desconto de 12,5% sobre o preço da saca cobrado no ano passado. Serão disponibilizadas 53 cultivares, 21 de milho híbrido convencional, 21 de milho híbrido transgênico e 11 de sorgo, oriundos de 10 empresas participantes do programa. Conforme o secretário Covatti Filho, houve grande empenho da pasta para possibilitar aos produtores comprarem mais sementes para a próxima safra sem aumentar o desembolso.

O chefe da Divisão de Sistemas Produtivos da secretaria, Jonas Wesz, recorda que no ano passado 52 mil agricultores foram beneficiados pelo programa, o qual recebeu 153 mil pedidos. Wesz exemplifica que a saca de 20 quilos de sementes de milho híbrido convencional, vendida em 2019 a R$ 160, neste ano vai ficar por volta dos R$ 147, com o abate ainda de 28% correspondente ao subsídio é pago pelo Estado. Segundo ele, a partir da próxima segunda-feira os produtores já podem encaminhar suas solicitações para o programa.