Semeadura do trigo tem início no Estado

Semeadura do trigo tem início no Estado

O plantio começa pelas áreas mais quentes, determinadas no zoneamento agrícola: as regiões Nordeste e Norte.

Maria Amélia Vargas

FELIPE DORNELES/ ESPECIAL CP

publicidade

Iniciada nesta semana no Estado, a semeadura de trigo traz esperança aos produtores que sofreram perdas com a estiagem no verão. Segundo o diretor-técnico da Emater-RS/Ascar, Alencar Rugeri, o plantio começa pelas áreas mais quentes, determinadas no zoneamento agrícola: as regiões Nordeste e Norte. Embora ainda não se possa fazer um levantamento aprofundado, a expectativa é de uma produtividade superior à safra de inverno anterior. “Com a maior profissionalização dos produtores, o uso correto dos recursos tecnológicos e uma contabilidade bem feita, a tendência é positiva”, destaca Rugeri.    

Em termos de abrangência, o especialista também prospecta um incremento em relação ao ano passado, quando chegou a 1,17 milhão de hectares no Rio Grande do Sul. “Esperamos que as quatro culturas de inverno (trigo, aveia, cevada e canola) atinjam maiores patamares em 2022”, prospecta. Entre os elementos que podem impactar negativamente, ele destaca as limitações de crédito, o impasse no Plano Safra e os altos custos de produção.
O mais recente Informativo Conjuntural da Emater-RS, relata que Ijuí e Santa Rosa trabalham no preparo das áreas “para a cultura por meio da dessecação de outras espécies presentes nas lavouras, destacando-se o grande número de plantas de azevém germinados até o momento”. Em Tenente Portela, onde a semeadura ocorre mais antecipada em relação aos demais municípios da região, a germinação e a emergência das plantas estão mais lentas devido às baixas de temperatura e de luminosidade, mas não apresentam riscos para a cultura. 


Já na região de Santa Rosa, o tempo ensolarado e as baixas temperaturas do final da semana passada colaboraram para que o avanço da área plantada atingisse 7% do total previsto. De acordo com o boletim, as lavouras implantadas estão em germinação e em início de desenvolvimento vegetativo, apresentando boa população de plantas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895