Soja resistente ao herbicida dicamba é apresentada em Passo Fundo
capa

Soja resistente ao herbicida dicamba é apresentada em Passo Fundo

Segunda geração da Intacta vai aguardar aprovação da China para disponibilização comercial

Por
Danton Júnior

Segunda geração da Intacta vai aguardar aprovação da China para disponibilização comercial

publicidade

A segunda geração de soja Intacta, a Intacta 2 Xtend, está sendo apresentada a produtores gaúchos no evento Gigantes da Soja, promovido pela Bayer. A ação começou na terça-feira e segue até esta sexta-feira em uma área experimental, em Passo Fundo.

A principal característica da nova tecnologia é a resistência ao dicamba, herbicida apontado como alternativa para o controle de invasoras de folhas largas resistentes ao glifosato. O produto é visto como estratégico para o controle de plantas resistentes, de difícil controle e multifluxos. “O dicamba vai complementar o que o glifosato já faz”, explica o líder de lançamento da nova tecnologia na Bayer, Fábio Passos. O dicamba já é utilizado há cerca de 30 anos em diversos países, como Estados Unidos e Argentina.

A estimativa é de que a tecnologia seja disponibilizada comercialmente em 2021, após aprovação da China, principal importador da oleaginosa brasileira. Até lá, a nova variedade será adotada em formato de testes por cerca de 300 agricultores em todo o país. Nos Estados Unidos, a tecnologia foi disponibilizada há três safras e hoje está em 55% da produção daquele país. A expectativa é que evolução semelhante ocorra no Brasil, onde a Intacta levou três safras para alcançar 50% do mercado. A Bayer pretende ainda trabalhar na capacitação do produtor de modo a evitar problemas de deriva, que têm sido registrados nos Estados Unidos.