Terra Brasil inicia operações no RS

Terra Brasil inicia operações no RS

O programa financia a compra de imóveis por agricultores

Nereida Vergara

publicidade

Depois de alguns anos de espera, o início das operações do Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário no Estado foi comemorado como conquista da agricultura familiar pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). O programa financia a compra de imóveis por agricultores com idades entre 18 e 70 anos, até o teto de R$ 158 mil, e garante assistência técnica por cinco anos em todos os projetos, que devem ser obrigatoriamente elaborados por profissionais habilitados.

Durante a Expointer, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assinou dois contratos de financiamento para jovens gaúchos. Um deles, Rodrigo Mulling Runk, 21 anos, adquiriu 16 hectares em São Paulo das Missões, no Oeste do Estado, para iniciar negócio próprio de produção de grãos e gado de corte.

Segundo a Fetag, pelo menos 1 mil agricultores aguardam a mesma oportunidade no Rio Grande do Sul. “Agora começamos a buscar a ampliação do teto, pois os valores do hectare estão elevados em relação ao valor financiado, muitas vezes inviabilizando o projeto produtivo”, adiantou o presidente da entidade, Carlos Joel da Silva.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895