Trigo plantado assegura super safra

Trigo plantado assegura super safra

Chuva impede semeadura de 100 mil hectares do cereal, cujo zoneamento termina domingo

Camila Pessôa

Expectativa é que implantação avance durante final de semana

publicidade

Neste domingo, encerra-se o período previsto pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o plantio de trigo no Estado. A área semeada atingiu 93% dos 1,4 milhão de hectares previstos pela Emater/RS - Ascar. Na mesma data do ano passado, o plantio já era de 100%. Mas, se mantidas as condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da cultura, o Estado ainda deve colher uma safra recorde do cereal em 2022. Com produtividade estimada em 2,8 toneladas por hectare, mesmo que a área faltante (de 5% a 7% do total) não seja semeada, o Estado deve colher, aproximadamente, 3,7 milhões de toneladas ante as 3,5 milhões de toneladas colhidas de 1,17 mil hectares em 2021.

Conforme relatório semanal da Emater/RS - Ascar, mesmo com diminuição no volume de chuvas durante a semana, o atraso na semeadura na região da Campanha persiste por conta do excesso de umidade no solo, que também compromete o desenvolvimento das lavouras já implantadas. A região mais prejudicada continua em Bagé, onde há desistência do plantio. 

De acordo com o diretor da Comissão do Trigo e Culturas de Inverno da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), as desistências concentram-se na Metade Sul do Estado. “É um problema pontual, pois a área que ficou para ser plantada é pequena e as produtividades da região são bem inferiores”, considera. Com as chuvas dos últimos dias e umidade dos solos, Jardim acredita que não seja possível aproveitar os últimos dois dias do Zarc na região da Campanha. Contudo, prevê compensação da área perdida pelo plantio realizado em outras localidades. “A área plantada deve chegar no mínimo a entre 1,4 milhão de hectares e 1,45 milhão de hectares”, projeta o dirigente.

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, os números estão dentro da normalidade prevista e o plantio deve avançar nos próximos dias. “Provavelmente, na segunda-feira, teremos avanços significativos nos índices”, diz. Segundo ele, o clima é favorável e a estrutura de máquinas do produtor conseguirá fazer com que os 100 mil hectares faltantes sejam implantados.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895