Vendas de máquinas agrícolas têm queda de 15% em relação a setembro, diz Anfavea

Vendas de máquinas agrícolas têm queda de 15% em relação a setembro, diz Anfavea

No acumulado do ano, a queda é de 6,3% em relação a igual período de 2018

Danton Júnior

O Brasil produziu 5,2 mil unidades no mês de outubro, mas caiu 30,3% em relação ao mesmo mês de 2018

publicidade

As vendas internas de máquinas agrícolas e rodoviárias apresentaram queda no mês de outubro, segundo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgado nesta quarta-feira. Foram comercializadas 4,2 mil unidades durante o mês passado, o que representa um recuo de 15% em relação a setembro e de 16,2% na comparação com outubro do ano passado. No acumulado do ano, o segmento contabiliza um total de 37,1 mil máquinas comercializadas, o que significa uma queda de 6,3% em relação a igual ao período de 2018.

"A razão dessa queda tem a ver com a indefinição das políticas de crédito que tivemos no período de abril, maio e junho deste ano", disse o diretor executivo da Anfavea, Aurélio Santana.

A produção, conforme o mesmo levantamento, apresentou alta de 8,2% em relação a setembro, mas caiu 30,3% na comparação com outubro do ano passado. O país produziu 5,2 mil unidades no mês de outubro.

Nas exportações, houve incremento de 18% em relação a setembro, com o embarque de 1,1 mil unidades. De janeiro a outubro, 10,8 mil máquinas foram comercializadas para outros países.

De acordo com Santana, a previsão é de que o próximo levantamento seja mais positivo para o setor, tendo em vista os valores anunciados no Plano Safra e a expectativa de juros menores. Nas exportações, a estimativa em 2019 é de crescimento de 2,5%, levando em conta o impacto provocado pela crise na Argentina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895