Vinhos finos da região gaúcha de Farroupilha passam a ter indicação geográfica

Vinhos finos da região gaúcha de Farroupilha passam a ter indicação geográfica

Produtores deverão atender aos critérios do processo de produção da bebida

AE

publicidade

Os vinhos finos de uva Moscatel produzidos no município gaúcho de Farroupilha passam a ter registro de Indicação Geográfica (IG), publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Em nota distribuída na tarde desta sexta-feira, o Ministério da Agricultura informa que o pedido de reconhecimento do vinho produzido na região da Serra Gaúcha foi protocolado há cerca de um ano pela Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin).

"Para poder colocar no mercado vinhos com a IG Farroupilha, além de estar na área delimitada os produtores deverão atender aos criteriosos processos de produção e de elaboração dos vinhos, segundo o estabelecido no Regulamento de Uso desenvolvido especialmente para os vinhos da IG Farroupilha", diz a nota.

O registro de Indicação Geográfica é atribuído a produtos ou serviços que são característicos de um determinado local de origem. São produtos que apresentam uma qualidade única devido a recursos naturais como solo, vegetação, clima e recursos humanos, como o conhecimento para produzi-lo.

O Brasil passa agora a ter cinco Indicações Geográficas de Vinhos Finos: Vale dos Vinhedos (2002), Pinto Bandeira (2010), Altos Montes (2012), Monte Belo (2013) e Farroupilha (2015).

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895