Fraport projeta que famílias que moram no entorno do aeroporto saiam em dois anos

Fraport projeta que famílias que moram no entorno do aeroporto saiam em dois anos

Empresa alemã administrará Salgado Filho e promete mais de meio bilhão de reais em investimentos até 2019

Marco Aurélio Ruas

Aeroporto Salgado Filho deve receber uma série de investimentos nos próximos anos

publicidade

A expectativa da Fraport, empresa que administrará o aeroporto Salgado Filho pelos próximos 25 anos, é de que as famílias que moram no entorno do aeroporto sejam realocadas até outubro de 2019. A informação foi divulgada pela CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, durante a coletiva de imprensa ocorrida, na tarde desta quarta-feira, com o objetivo de apresentar os detalhes da atuação da empresa alemã em Porto Alegre. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori. A data é próxima da estipulada pelos alemães para que a maior parte do investimento que diz respeito à extensão da pista, a construção do novo terminal e a melhora no sistema de drenagem, sejam implementados.

Dos R$ 600 milhões em investimentos previstos até o final de 2021, quase sua totalidade deverá ser utilizada até a metade do prazo, conforme a CEO: “90% em dois anos”, resumiu Andreea. No caso da extensão da pista, ela afirmou que a obra poderá ocorrer normalmente, mesmo com a permanência das famílias. Entretanto, a operação da pista não seria possível por motivos de segurança. “Aconteceu de forma mais massiva em Déli. As pessoas foram realocadas tranquilamente”, relatou a executiva ao citar a experiência da empresa alemã em casos semelhantes. Ela ainda ressaltou que a Fraport Brasil está trabalhando em conjunto com os governos estadual e municipal para viabilizar o realocação das famílias que estão no entorno da região onde a pista será estendida.

Sobre as transformações que a empresa ambiciona realizar no aeroporto Salgado Filho, a CEO disse que Porto Alegre é uma das maiores cidades do Brasil e que a identifica como uma das maiores em relação a oportunidade de crescimento. “O governo nos relatou que a cidade perde oportunidades de negócios devido a limitação do aeroporto”, disse Andreea.

Ela ainda salientou que, a partir das mudanças, o Salgado Filho poderá receber aviões de maior porte, além de novas empresas de aviação e turistas. “Queremos dobrar o número de passageiros em Porto Alegre até 2040”, anunciou. Mais especificamente, com a ampliação da capacidade para absorver o aumento de tráfego, a Fraport Brasil espera atingir aproximadamente 20 milhões de passageiros até 2043.

Próximo ano será de transformação no Salgado Filho

Nos primeiros meses de 2018 a empresa realizará investimentos na infraestrutura básica do aeroporto, como a melhora na iluminação, nos banheiros, no sinal de wifi, entre outros. Além das principais obras previstas para ocorrerem até o final de 2021, a empresa alemã também pretende promover melhorias nos terminais de cargas e no terminal 2. Outras obras previstas no contrato de concessão são a reforma das pistas de rolamento e movimentação e um novo projeto para o sistema viário do aeroporto, além de novos sistemas automatizados para gestão de bagagens e inspeções de segurança, e novas pontes de embarque para os aviões. Todas as novidades visam o alcance aos padrões internacionais. “O aeroporto é seguro, mas levaremos ele a outro nível de segurança”, frisou Andreea.

O governador do Estado aproveitou a oportunidade para dar boas vindas a empresa em solo gaúcho. “Estivemos três vezes na Alemanha desde 2015. A qualidade do serviço da Fraport foi vista na última visita”, disse Sartori. Ele ainda ressaltou que a chegada dos alemães poderá resultar na chegada de outras empresas e investimentos no Estado que, consequentemente, trariam consigo a geração de emprego e renda. “Somos sempre parceiros de quem quer investir no Estado.”

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895