A origem do "Homem Pateta" que desafia crianças nas redes sociais

A origem do "Homem Pateta" que desafia crianças nas redes sociais

Correio do Povo

Em perfil no facebook, homem estaria induzindo crianças e adolescentes a se mutilarem.

publicidade

A Polícia Federal investiga se um homem vestido com uma máscara do personagem Pateta da Disney, estaria induzindo crianças e adolescentes a se mutilarem. De acordo com os agentes, um perfil com o nome de Jonatan Galindo nas redes sociais está promovendo os vídeos. Em uma das postagens, o homem pediria que as crianças coloquem sabão em pó nos olhos para que eles fiquem azuis. Em outra, incentivaria o vício em cigarros.

O “Homem Pateta” não seria o primeiro a assustar pais e crianças na internet. No passado, o assustador personagem Momo apareceria em vídeos infantis e ensinaria, passo a passo, técnicas de automutilação. Antes, em 2017, um jogo chamado Baleia Azul tinha desafios que levavam jovens ao suicídio.

No Direto ao Ponto, contamos como o "Homem Pateta" foi criado por influenciadores digitais e despertou a atenção de autoridades apesar de não haver nenhum registro oficial de ocorrência. Também discutimos a saúde mental das crianças na pandemia. O programa conta com Eric Raupp e a participação da psicóloga Helena Riter, que atualmente integra pesquisa “Saúde mental parental e uso de mídias digitais por crianças pequenas: um estudo comparativo antes e durante a pandemia de COVID-19”, conduzida pelo Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ouça:

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895