Conheça as características dos candidatos a prefeitos nas eleições

Conheça as características dos candidatos a prefeitos nas eleições

No dia 15 de novembro os eleitores vão às urnas decidir quem serão os próximos gestores municipais

Correio do Povo

publicidade

No dia 15 de novembro os eleitores vão às urnas decidir quem serão os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. São 19.169 candidatos a prefeito, 19.358 a vice-prefeito e 515.367 às câmaras legislativas no País.

No Estado, temos 1.347 candidatos à prefeitura. O perfil entre eles são de homens brancos, casados, entre os 55 e 59 anos de idade e com o Ensino Superior completo. Os candidatos a vice, 1.348 no total, seguem esse mesmo padrão, com pouca diferença na faixa etária, dos 50 a 54 anos. O curioso é que o eleitorado gaúcho difere bastante com os dos seus candidatos: a maioria é feminina, solteira e com o Ensino Fundamental incompleto, além de mais jovem.

Já na Capital, são 13 os candidatos à prefeitura - sendo que entre eles, três são mulheres - com uma chapa majoritariamente feminina. No entanto, em âmbito nacional, apenas 13% das candidaturas às prefeituras este ano são de mulheres. Desde as eleições de 2010 as candidatas do sexo feminino precisam representar 30% das candidaturas registradas por um partido para os cargos de vereador e deputado, mas os números seguem crescendo em ritmo lento.

Na disputa pela prefeitura de Porto Alegre, as medidas para lidar com os impactos causados pela crise do novo coronavírus se mantêm no centro das discussões e das propostas de governo entre os candidatos.

Esses são alguns dos assuntos abordados nessa edição especial de Eleições do Podcast Matriz. Além disso, os jornalistas Mauren Xavier e Henrique Massaro falam um pouco sobre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre, as singularidades entre eles e outros pontos importantes sobre o pleito.

Ouça:

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895