Aeroporto de Torres volta a operar e vira opção para o verão

Aeroporto de Torres volta a operar e vira opção para o verão

Viagem desde Porto Alegre leva menos da metade do tempo do percurso com carro

Chico Izidro

Aeroporto de Torres voltou a receber voos nesta temporada de verão

publicidade

Após vários anos de obras, finalmente há alguns dias entrou em funcionamento o Aeroporto de Torres, inaugurado nos anos 1990, mas que só agora é que passa a receber voos de passageiros com frequência regular. Ele fica localizado na Rodovia ERS 389, km 77, e proporciona quatro voos diários, partindo de Porto Alegre para Torres e Canela e conexões para os demais aeroportos operados pela empresa aérea Azul Linhas Aéreas Regionais no Brasil. As viagens ocorrem uma no começo da manhã, mais uma no início da tarde e duas no final do dia. A empresa também retomou os voos diários entre Porto Alegre e as cidades de Santa Maria e Pelotas.

Nos voos são utilizadas aeronaves Cessna Gran Caravan, um monomotor turboélice cuja capacidade é de até nove passageiros. Conforme o diretor do Departamento Aéreo Portuário (DAP), Leandro Taborda, a ideia inicial é de manter os voos diários pelo menos durante o verão, como uma espécie de testes, e observar a demanda para reorganizar a malha viária no inverno. Ele ressalta que, no momento, não existe previsão de investimentos no aeroporto. No momento faltam sinal de wi-fi, uma lanchonete ou restaurante e banheiros com uma melhor manutenção. O governo está concentrando os projetos de ampliação dos aeroportos em Passo Fundo e Santo Ângelo. De acordo com o assessor especial da presidência da Azul e diretor de operações, Ronaldo Veras, trata-se de “um voo praticamente panorâmico, uma viagem muito agradável. É o nosso projeto verão”, garantiu. No momento, as viagens têm ocorrido com poucos passageiros, pois o projeto é recente e poucas pessoas ainda desconhecem os voos.

Um dos passageiros durante a semana foi o catarinense Maurício Pretto, que fez uma viagem de Navegantes (SC) até Torres. Ele disse se dividir entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, porque sua esposa reside em nosso estado, e ele no vizinho. “Agora ficou muito mais fácil me deslocar e encontrar minha esposa. Menos tempo de viagem, dá para curtir mais tempo ao lado dela”, relatou. O empresário afirmou que a viagem durou cerca de 40 minutos, muito segura e com uma bela paisagem para ser observada de dentro da pequena aeronave. “Até o custo da passagem é convidativo”, ressaltou.

Pretto volta para casa nesta segunda-feira, e depois já adquiriu o bilhete para a viagem de volta ao Rio Grande do Sul na quarta-feira, para a virada de ano. O valor da passagem é de R$ 216,85 de Porto Alegre para Torres, com duração prevista de 45 minutos, menos da metade na comparação com o percurso feito por via terrestre.

Para fevereiro, existe a previsão da retomada para voos diários para as cidades de Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895