Ar seco garante sol neste domingo no Rio Grande do Sul
capa

Ar seco garante sol neste domingo no Rio Grande do Sul

Máxima passa de 30°C em grande parte das regiões do Estado

Por
Metsul

Domingo será de calor em todas as regiões do RS

publicidade

O ar seco garante predomínio de sol desde cedo na maioria das regiões do Rio Grande do Sul neste domingo. A faixa Leste ainda terá períodos de maior nebulosidade e eventual chuva passageira, sobretudo, na faixa litorânea. A temperatura sobe mais a tarde e a máxima passa de 30°C em grande parte das regiões. No Oeste e Noroeste pode chegar a 35°C. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 19ºC e 32ºC

Na próxima semana, a previsão é do calor se intensificar em todas as áreas. Tem risco de pancadas de chuva e temporais isolados na Metade Norte na terça e na quarta.

Déficit de chuva

Dezembro fechou com déficit importante de precipitação no Rio Grande do Sul. As conseqüências da falta de chuva já impactam no setor agrícola e já representam preocupação e risco ao abastecimento de água em algumas cidades. A grande questão é se haverá recuperação ou agravamento deste quadro nas próximas semanas. 

Os modelos atmosféricos indicam que a chuva irá se concentrar no Centro do país e assim diminui o potencial de chuva mais generalizada e com grandes acumulados no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. 

Não haverá ausência total, mas em geral a chuva terá características típicas de verão com risco de temporais que poderão trazer vendavais, raios e granizo. A precipitação será, portanto, mal distribuída com concentração de volumes altos em alguns poucos pontos e chuva menos intensa no geral. 

A projeção para janeiro indica maior potencial de acumulado de precipitação para os municípios da Metade Norte. A segunda e a quarta semana do mês terão condições mais favoráveis para a chuva.