Corsan e governo do Estado inauguram Estação de Tratamento de Esgoto em Capão da Canoa

Corsan e governo do Estado inauguram Estação de Tratamento de Esgoto em Capão da Canoa

ETE Guarani teve investimento foi de R$ 31.982.038,25

Christian Bueller

Governador Eduardo Leite participou da cerimônia e visitou o local

publicidade

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e o governo do Estado inauguraram, neste sábado, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guarani, em Capão da Canoa, no litoral Norte Gaúcho. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite. O investimento foi de R$ 31.982.038,25 - por meio de recursos do orçamento geral da União e do FGTS - na ampliação da estação, que terá sua a capacidade de tratamento de esgoto aumentada de 55 litros por segundos para 128 litros por segundo, beneficiando 79.878 habitantes. Anteriormente, apenas 20% do esgoto de Capão da Canoa era tratado. Agora, a capacidade de tratamento passa a ser de 56%.

O governador afirmou que investir em saneamento significa respeitar o ambiente e gerar qualidade de vida às pessoas. Leite também destacou que a estação é primordial para a região. “Saneamento é determinante para o Estado se desenvolver. Com a ampliação da capacidade, destravam-se dezenas de processos de licenciamento e alvarás de novos empreendimentos”, disse.

Uma decisão judicial condicionava a construção de novos empreendimentos, como loteamentos e prédios, à conclusão das obras na ETE Guarani. Estima-se que 80 empreendimentos estavam paralisados pela medida. De acordo com o prefeito Amauri Germano, a estação de tratamento não está apenas ampliando, mas modernizando e qualificando a coleta de esgoto em Capão da Canoa. “Essa obra mostra que governo está voltado para os 23 municípios do Litoral Norte”, afirmou Germano.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895