Estação Verão Sesc inicia em Tramandaí oferecendo atrações aos veranistas gaúchos
capa

Estação Verão Sesc inicia em Tramandaí oferecendo atrações aos veranistas gaúchos

Ao longo da primeira semana de janeiro, outros sete locais do Rio Grande do Sul vão receber as ações

Por
Gabriel Guedes

Sesc oferece diversas atividades para os veranistas

publicidade

Oferecendo vários serviços e comodidades aos veranistas, começou mais um Estação Verão Sesc 2020. Desta vez o ponto de partida do projeto, que ocorre em 17 localidades gaúchas foi Tramandaí. Uma solenidade à beira-mar, na Casa da Praia do Sesc, às 10h30 deste sábado, contou com a presença de autoridades, como o vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, e lideranças locais, e marcou o início dos trabalhos em dez praias. Ao longo da primeira semana de janeiro, outros sete locais do Rio Grande do Sul também começam a receber as ações.

Entre as atividades das casas do Estação Verão Sesc, de terça a domingo, estão o empréstimo de materiais esportivos e recreativos, gincanas de integração, slackline, aulões de ginástica e dança, quadras esportivas, quick massagem, totens de protetor solar e leitura local. Um dos destaques são as cadeiras anfíbias, que possibilitam o banho de mar para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Além das ações sistemáticas, é realizado um calendário de eventos, como Festival de Escultura em Areia, Escola do Chimarrão, Passeio Sobre Rodas, CãoMinhada e exames do Passaporte da Saúde. Na programação 2020 estão Caminhadas e Yoga – Mude 1 Hábito, com a Unimed – patrocinadora do evento -, oficinas de culinária e bate-papo com nutricionistas, Espaço Virtual com simulador de Asa Delta e Surf, Circulação da Unidade Sesc de Lazer e Skate Anima, que possibilita a prática de skate por pessoas com deficiência motora, e a RecreArte com Os Fagundes, que une as ações de recreação e cultura da RecreArte, que acontecerão de quarta a domingo, com a música tradicionalista d’Os Fagundes, com apresentações aos sábados e domingos.

Para o presidente regional do Sesc-RS, Luiz Tadeu Piva, o Estação Verão estende a outras localidades os serviços e facilidades que já são usufruídas pela população de Tramandaí ao longo do ano. “É uma satisfação começar um projeto que vai oferecer 600 mil atendimentos aos veranistas em 60 dias”, destacou. O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, considera a iniciativa “um relevante serviço, onde o Sistema Fecomércio possibilita inclusão em lazer e atividades esportivas”.

O programa também promoverá o Dia da Inclusão Sesc, que está previsto para o dia 18 de janeiro, em Capão da Canoa. O evento reunirá diversas ações que promovem a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida às atividades do Estação Verão Sesc como as cadeiras anfíbias, andadores de pvc do Tampinha Legal, bate-papo sobre acessibilidade, entre outras ações.

Em Tramandaí, antes mesmo de encerrar a inauguração do Estação Verão, já tinha veranistas aproveitando as atrações. Foi o caso do pequeno Bruno, de 6 anos, que foi ao Real Games, experimentar o simulador de voo livre. Ao pai, o jornalista Carlos Matsubara, 44 anos, o garoto revelou que gostou. “Não deu medo”, disse, demonstrando um pouco de timidez.

Além das já tradicionais praias de Atlântida, Atlântida Sul, Cassino, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Laranjal, São Lourenço do Sul, Torres e Tramandaí, em 2020, o projeto chega às praias de Arambaré, Hermenegildo (Santa Vitória do Palmar) e Itapuã (Viamão), e também às cidades de Porto Alegre, Camaquã, Santa Rosa e Uruguaiana. A iniciativa do Sesc-RS tem patrocínio da Unimed e parceria d’Os Fagundes, Corpo de Bombeiros e Prefeituras Municipais. Outras informações podem ser conferidas no site do Sesc.