Fepam aponta oito pontos sem condições de banho no RS

Fepam aponta oito pontos sem condições de banho no RS

Número se manteve estável desde a última semana

Por
Correio do Povo

publicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou ontem o novo boletim com o resultado das análises da água realizadas nas praias e nos balneários do Estado. Dos 92 pontos analisados, oito estão impróprios para banho, assim como na semana passada, quando do último levantamento.

São eles: Lagoa do Peixoto (Osório), Balneário Valverde - Pontal da Barra e em frente ao Restaurante Aki Pizza, Balneário Santo Antônio - em frente à rua Bagé, Balneário dos Prazeres - em frente à estátua de Iemanjá e Colônia Z-3 (Pelotas), Praia do Cassino - em frente à rua Goiás (Rio Grande) e Praia do Encontro (São Jerônimo).

Em Osório, a Lagoa do Peixoto está pela sexta semana consecutiva com o índice de cianobactérias acima do permitido. A condição da Praia das Nereidas, em São Lourenço do Sul, que na semana passada constava como imprópria, passou para própria.


As cianobactérias podem causar problemas ao meio ambiente e à saúde humana. Em ambientes onde há numerosa presença de nutrientes e altas temperaturas, pode ocorrer um aumento na quantidade de cianobactérias, formando grandes massas visíveis, denominadas florações. Além do fato dessas florações causarem o crescimento excessivo de plantas aquáticas, algumas espécies produzem toxinas que podem provocar danos graves à saúde.