Filhote de baleia encalha em Nova Tramandaí

Filhote de baleia encalha em Nova Tramandaí

Animal apareceu perto da guarita 162 dos guarda-vidas

Gabriel Guedes

Presença destes animais na costa gaúcha vem se tornando cada mais frequente

publicidade

O corpo de um filhote de uma baleia jubarte apareceu encalhado na praia de Nova Tramandaí, na zona Sul de Tramandaí, na manhã deste domingo. O animal apareceu perto da guarita 162 dos guarda-vidas. Homens da Patrulha Ambiental da Brigada Militar estiveram averiguando a situação, junto com funcionários da Prefeitura, para enterrarem o corpo.  

De acordo com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a presença destes animais na costa gaúcha vem se tornando cada mais frequente, já que que a população da espécie está crescendo bastante nas últimas décadas. E nos últimos seis anos, pelo menos sete indivíduos de baleia-jubarte já encalharam na orla do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

A baleia jubarte, durante o verão, se dirige às águas da Antártida para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. No Brasil, um destes santuários ficam no arquipélago de Abrolhos, na costa do estado da Bahia. Quando adulta, a baleia desta espécie pode medir aproximadamente quinze metros de comprimento e pesar até quarenta toneladas. Os filhotes costumam nascer com cerca de cinco metros e 2 toneladas.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895