Gaúchos aproveitam beira da praia no último domingo do ano

Gaúchos aproveitam beira da praia no último domingo do ano

Vento em Capão da Canoa não afugentou os banhistas

André Malinoski

publicidade

As pessoas aproveitam o último domingo do ano para renovarem as energias com um banho de mar. Em Imbé, a temperatura era de 29º C e havia nuvens e sol em torno das 10h deste domingo. Os veranistas também caminham e praticam atividades físicas. Há aqueles que optam por tomar chimarrão na companhia de familiares sob a proteção do guarda-sol. A água está um pouco gelada e a bandeira era de cor amarela.

O chefe da assessoria de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), tenente-coronel Isandré Antunes, alerta sobre os cuidados e as condições para o banho. “Há uma corrente nordeste e em qualquer lugar que o banhista entre na água, pode cair em um repuxo de retorno bem significativo. Dá uma aprofundada na entrada e tem um banco de areia que engana as pessoas”, descreve.

Em Capão da Canoa, desde as primeiras horas do dia, muita gente foi para a beira da praia aproveitar o sol intenso. O vento não afugenta os banhistas. “A estimativa é que tenhamos agora aproximadamente umas 450 a 500 mil pessoas em Capão. Para a virada do ano, esperamos algo em torno de 800 mil”, afirma o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Marcelo Ramos Soares. A rede hoteleira da cidade está lotada para a temporada de veraneio.

A Operação Verão, que começou no dia 18 de dezembro, procura garantir a tranquilidade dos veranistas durante o verão. Até o momento foram realizados 33 salvamentos pelos guarda-vidas. As principais orientações das autoridades para o público dizem respeito aos cuidados com o mar, respeitando a cor das bandeiras, e também acerca das águas-vivas.

Banhistas em Capão da Canoa hoje | Foto: Alina Souza

O tenente-coronel Isandré Antunes explica que, dos 33 salvamentos realizados até agora, quatro de difícil complexidade (dois em Cidreira, um em Torres e outro em Imbé) aconteceram no sábado. “Foram bem complexos e todos resgatados precisaram de internação hospitalar”, informa.

“Nenhuma dessas pessoas entrou na área balizada pelos guarda-vidas e também não eram moradores das praias. Não é sensato as pessoas percorrerem até 500 quilômetros de estrada em direção ao litoral e não ficarem na área de 50 metros na faixa de areia próxima dos guarda-vidas”, reflete o tenente-coronel, que apela para a população ajudar respeitando as indicações feitas na beira da praia.

Recomendações

Um total de 275 lesões por águas-vivas foi registrado no litoral gaúcho no sábado, sendo 245 no Litoral Norte e 30 no Litoral Sul. “Temos duas recomendações para quem se queimar. Sair da água e procurar o guarda-vidas, que vai oferecer vinagre para atenuar a dor da queimadura da água-viva. O profissional também vai sinalizar a área do ocorrido com uma bandeira roxa”, detalha o tenente-coronel. Outro alerta importante é que as pessoas não devem usar água com cloro na região da queimadura.

A meteorologista Estael Sias, da MetSul, analisou os dados do clima para os próximos dias. “Nesta segunda-feira, o sol vai predominar com aquecimento mais forte antes das nuvens aumentarem na parte da tarde. Haverá chance de chuva passageira e a temperatura deverá oscilar entre 20° C e 28° C. O vento será da direção oeste e sul". Segundo a meteorologista, a virada do ano terá céu claro e vento constante nordeste. E o primeiro dia de 2022, será ensolarado e quente, ainda com presença do vento nordeste.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895