Guarda-vidas colocam habilidades à prova em Tramandaí
capa

Guarda-vidas colocam habilidades à prova em Tramandaí

Competidores percorreram um circuito de 1 mil metros de corrida e mais 1 mil de nado em mar aberto

Por
Gabriel Guedes

Dia Nacional do Guarda-Vidas foi lembrado com a realização de um Aquathlon

publicidade

O Dia Nacional do Guarda-Vidas foi lembrado neste sábado com a realização de um Aquathlon, uma tradicional prova realizada pelo Corpo de Bombeiros Militares do RS (CBMRS) no começo da temporada de verão. Nesta edição, participaram pelo menos 40 guarda-vidas militares e civis dos Litorais Norte e Sul, nas modalidades individual e em trios (revezamento), que percorreram um circuito de 1 mil metros de corrida e mais 1 mil de nado em mar aberto, em uma competição que iniciou às 9 horas junto da Casa da Praia do Sesc, em Tramandaí. Às 10h30min, durante a abertura do Estação Verão Sesc, foi realizada a premiação dos atletas com medalhas e kits de churrasco e praia. Durante o ato, o 1º Sargento Jair Schimitz Jardim recebeu homenagem como o guarda-vidas com maior número de participações nas edições da Operação Verão. Ele recebeu das mãos do Comandante-Geral do CBMRS, Coronel César Eduardo Bonfanti, uma pequena lembrança em reconhecimento aos relevantes serviços prestados.

Anualmente, profissionais do litoral gaúcho participam de competições para celebrar a data. Todo o Litoral Norte esteve presente na prova com, pelo menos, dois guarda-vidas militares representantes por praia. “Temos bombeiros, policiais militares, guardas municipais e civis participando da prova. Aqui eles demonstram o nível de capacitação técnica, com corrida e natação”, frisa o coordenador da Operação Verão no Litoral Norte, major Cláudio Morais. Para o guarda-vida, participar da competição é um desafio. “Nas condições de hoje (sábado), o mar estava mexido, com bastante buraco. Mas consegui aproveitar a corrente de norte e tirar a diferença dos experientes”, relata o vencedor da categoria individual masculina, Rafael Vargas Correia, que é guarda-vida há 11 anos e conseguiu completar o percurso em 9min52seg.

Bonfanti destaca que a prova atesta a capacitação diferenciada dos guarda-vidas. Segundo o comandante, mais de 500 profissionais do efetivo são bombeiros. “Nem todos os bombeiros são guarda-vidas. Isso mostra o quanto esta atividade exige uma preparação anual. São pessoas diferenciadas”, assegura Bonfanti. Entretanto, o coronel garante que os serviços prestados pelos guarda-vidas ficarão ainda mais qualificados ainda neste verão. “Vamos colocar mais alguns equipamentos em funcionamento, como pranchas de surf doadas pela Unimed, quadriciclos e a partir de 15 de janeiro, estaremos recebendo 15 motoaquáticas”, conclui.

OS VENCEDORES

Modalidade Guarda-Vidas Militar Masculino Individual
1º Lugar – Soldado Vargas (Praia de Torres)
2º Lugar – Soldado Ressler (Praia de Quintão)
3º Lugar – Soldado Vianei (Praia de Cidreira)  

Modalidade Guarda-Vidas Militar Feminino Individual
1º Lugar – Soldado Talim (Imbé Norte)
2º Lugar – Soldado Schultz (Praia de Tramandaí)
3º Lugar – Soldado Ariani (Praia de Imbé Sul)

Modalidade Revezamento em Trios - Guarda-Vidas Militares
1º Lugar – Sargento Olkoski, Soldado Kroth e Soldado Leonardo (Praia de Torres)
2º Lugar – Sargento Paim, Soldado Nicolas e Soldado Guedes (Praia de Imbé Sul)
3º Lugar – Soldado Danilo, Soldado Ricardo e Soldado Diego (Praia de Cassino)

Modalidade Guarda-Vidas Civil Temporário Individual
1º Lugar GVCT Raphael (Praia de Torres)
2º Lugar GVCT Robson (Praia de Capão Novo)
3º Lugar GVCT William (Praia de Imbé Sul)