Guarda-vidas colocam habilidades à prova em Tramandaí

Guarda-vidas colocam habilidades à prova em Tramandaí

Competidores percorreram um circuito de 1 mil metros de corrida e mais 1 mil de nado em mar aberto

Gabriel Guedes

Dia Nacional do Guarda-Vidas foi lembrado com a realização de um Aquathlon

publicidade

O Dia Nacional do Guarda-Vidas foi lembrado neste sábado com a realização de um Aquathlon, uma tradicional prova realizada pelo Corpo de Bombeiros Militares do RS (CBMRS) no começo da temporada de verão. Nesta edição, participaram pelo menos 40 guarda-vidas militares e civis dos Litorais Norte e Sul, nas modalidades individual e em trios (revezamento), que percorreram um circuito de 1 mil metros de corrida e mais 1 mil de nado em mar aberto, em uma competição que iniciou às 9 horas junto da Casa da Praia do Sesc, em Tramandaí. Às 10h30min, durante a abertura do Estação Verão Sesc, foi realizada a premiação dos atletas com medalhas e kits de churrasco e praia. Durante o ato, o 1º Sargento Jair Schimitz Jardim recebeu homenagem como o guarda-vidas com maior número de participações nas edições da Operação Verão. Ele recebeu das mãos do Comandante-Geral do CBMRS, Coronel César Eduardo Bonfanti, uma pequena lembrança em reconhecimento aos relevantes serviços prestados.

Anualmente, profissionais do litoral gaúcho participam de competições para celebrar a data. Todo o Litoral Norte esteve presente na prova com, pelo menos, dois guarda-vidas militares representantes por praia. “Temos bombeiros, policiais militares, guardas municipais e civis participando da prova. Aqui eles demonstram o nível de capacitação técnica, com corrida e natação”, frisa o coordenador da Operação Verão no Litoral Norte, major Cláudio Morais. Para o guarda-vida, participar da competição é um desafio. “Nas condições de hoje (sábado), o mar estava mexido, com bastante buraco. Mas consegui aproveitar a corrente de norte e tirar a diferença dos experientes”, relata o vencedor da categoria individual masculina, Rafael Vargas Correia, que é guarda-vida há 11 anos e conseguiu completar o percurso em 9min52seg.

Bonfanti destaca que a prova atesta a capacitação diferenciada dos guarda-vidas. Segundo o comandante, mais de 500 profissionais do efetivo são bombeiros. “Nem todos os bombeiros são guarda-vidas. Isso mostra o quanto esta atividade exige uma preparação anual. São pessoas diferenciadas”, assegura Bonfanti. Entretanto, o coronel garante que os serviços prestados pelos guarda-vidas ficarão ainda mais qualificados ainda neste verão. “Vamos colocar mais alguns equipamentos em funcionamento, como pranchas de surf doadas pela Unimed, quadriciclos e a partir de 15 de janeiro, estaremos recebendo 15 motoaquáticas”, conclui.

OS VENCEDORES

Modalidade Guarda-Vidas Militar Masculino Individual
1º Lugar – Soldado Vargas (Praia de Torres)
2º Lugar – Soldado Ressler (Praia de Quintão)
3º Lugar – Soldado Vianei (Praia de Cidreira)  

Modalidade Guarda-Vidas Militar Feminino Individual
1º Lugar – Soldado Talim (Imbé Norte)
2º Lugar – Soldado Schultz (Praia de Tramandaí)
3º Lugar – Soldado Ariani (Praia de Imbé Sul)

Modalidade Revezamento em Trios - Guarda-Vidas Militares
1º Lugar – Sargento Olkoski, Soldado Kroth e Soldado Leonardo (Praia de Torres)
2º Lugar – Sargento Paim, Soldado Nicolas e Soldado Guedes (Praia de Imbé Sul)
3º Lugar – Soldado Danilo, Soldado Ricardo e Soldado Diego (Praia de Cassino)

Modalidade Guarda-Vidas Civil Temporário Individual
1º Lugar GVCT Raphael (Praia de Torres)
2º Lugar GVCT Robson (Praia de Capão Novo)
3º Lugar GVCT William (Praia de Imbé Sul)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895