Jogo de bocha reúne amigos em busca de parceria e diversão no Litoral gaúcho

Jogo de bocha reúne amigos em busca de parceria e diversão no Litoral gaúcho

Esporte é uma alternativa de lazer para os veranistas

André Malinoski

publicidade

Engana-se quem pensa que as atrações do veraneio no Litoral Norte limitam-se a banhos de mar, caminhadas pela areia e calçadão, ou a prática do surfe. O leque de opções é variado e um esporte mantém preservada sua tradição – o jogo de bocha.

Em Capão da Canoa, há duas canchas na orla da avenida Beira Mar. Para poder jogar no local é preciso ser sócio da Associação Cancha de Bocha. “Venho todos os dias de manhã e de tarde. Só veraneio aqui por causa da bocha”, revela o aposentado Darcísio Schneider, de 77 anos.

“Praticamente é sempre a mesma turma que joga”, salienta, o que estreita o laço de amizade entre os adeptos do esporte. Impossível não perceber a descontração do grupo no entorno do espaço, rotineiramente apinhado de bocheiros de todas as idades, o que comprova a popularidade da modalidade entre os mais variados públicos.

Em outros lugares também há canchas, como na Praça do Farol, e em outras ruas da praia. “Gosto de ver a bochada (jogada específica). É bonito de ver”, comenta o aposentado Abel de Quadros, de 65 anos. "Venho assistir, mas jogo em São Gabriel”, conta o médico Nilson Pereira, 61.

“Aprecio pela parceria. Nos reunimos em São Gabriel para fazermos churrasco, mas é pela amizade. O importante é a parceria”, completa, enquanto acompanha as jogadas dos participantes. Geralmente, as canchas possuem de 20 a 22 metros de comprimento, e têm pisos de areia ou material sintético. A maioria é coberta e tem estrutura de madeira em seu entorno. Porém, os números relativos ao comprimento podem variar conforme o tipo de competição.

A origem da bocha remonta a um jogo similar praticado no Egito Antigo e também na Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos (pedras redondas). Porém, estudiosos alegam que a origem seria italiana. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que receberam os imigrantes italianos no Brasil, começaram a desenvolver o esporte no país. Pelo que se vê entre os praticantes do Litoral Norte, a tradição da bocha permanece viva. Além disso, é um entretenimento divertido que proporciona o surgimento de novas amizades.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895