Parque Náutico Lagoa dos Quadros é opção para quem curte natureza

Parque Náutico Lagoa dos Quadros é opção para quem curte natureza

Parque localizado em Capão da Canoa tem entrada gratuita e fica aberto das terças-feiras aos domingos

André Malinoski

Parque Náutico Lagoa dos Quadros tem entrada pela Estrada do Mar ou pela avenida Valdomiro Cândido dos Reis

publicidade

Capão da Canoa tem um refúgio de rara beleza para aqueles que procuram tranquilidade em meio à natureza. Trata-se do Parque Náutico Lagoa dos Quadros, localizado em uma área de 10 hectares, sendo seis de proteção ambiental e quatro de acesso ao público, com entrada pela Estrada do Mar (RS-389), na altura do km 34, ou pela avenida Valdomiro Cândido dos Reis.

“A gente tem casa aqui na praia e procurou os pontos turísticos. Vim fazer um vídeo, pois sou dançarina”, conta Nani Lisboa, 48 anos, acompanhada pelos filhos Vitória, 15, e Lucas, 12. “Achei legal. Dá para tomar banho, é bonito e bem limpo. Não tem sujeira”, observa Vitória, enquanto a mãe prepara o celular com tripé para fazer a gravação. A família ressalta algo significativo. Não há cobrança de ingresso, ou seja, a atração não visa o lucro.

Em função da pandemia da Covid-19, existem regras a serem seguidas pelos visitantes. O uso de máscaras é obrigatório, menos para entrar na lagoa para o banho. A água, por sinal, é rasa e tranquila. Três guarda-vidas ficam na guarita no horário das 13h30min, quando o parque abre, até as 19h, limite para se banhar. Os portões fecham às 20h.

Também não é permitido fumar, fazer churrasco ou levar aparelhos de som. O ambiente é bastante familiar. “Reabrimos depois de dois anos de fechamento total no período da pandemia. Realizamos trabalhos internos como aparar a grama, tirar os juncos, arrumar o letreiro com o nome da praia e começar a construção do estacionamento”, explica o diretor do parque, Davenir Lima, que destaca a presença dos guarda-vidas no local, o que libera os banhos para os visitantes.

Um espaço, atualmente fechado, funcionará como uma marina municipal para quem possui barcos e haverá atracadouro para jet skis ao lado. A área de banho também está sinalizada com boias até onde dá pé para a criançada. “Vim aqui com a minha família pela primeira vez e estou adorando. É ótimo para tomar chimarrão e pegar vento”, comenta a aposentada Marlene dos Santos, 66 anos, em uma das áreas cobertas bem à beira da lagoa.

Quem também visitava o Parque Náutico Lagoa dos Quadros pela primeira vez era o aposentado Alexandre Nunes, 65. Veio com a esposa de Campo Bom, tendo descoberto a opção depois de pesquisar. “É muito bonito, mas tinha que ter mais sombra”, brincou debaixo do sol intenso.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Marcelo Ramos Soares, destaca que o local está ao ar livre e serve como opção para quem não quer permanecer na orla. “Como dizemos aqui, Capão está entre o mar e a lagoa”, cita. “Se não tivesse acontecido a pandemia, agora isso estaria bombando de gente. Estamos retomando e, se a Covid der trégua, vamos colocar mais infraestrutura. Temos a natureza e vamos acrescentar urbanidade”, garante.

A parte do parque perto da água será destinada para os banhistas e para os esportes náuticos, o que ainda depende de liberação da Marinha. Em outro ponto, mais perto do acesso de entrada, haverá shows e eventos no futuro. “Trouxe meus filhos e sobrinhos e vim acompanhar o pôr do sol”, relata a doméstica Liziane de Souza da Silva, 40, sentada confortavelmente em uma cadeira. A irmã e revisora Sônia Souza, 47, estava contente por conhecer o lugar. “É melhor que a praia”, disse.

Um estacionamento de mil metros quadrados em piso de concreto está sendo construído na entrada e possibilitará que cerca de 500 carros fiquem abrigados. “Queremos fazer a próxima Semana Farroupilha de Capão em uma área aqui dentro do parque”, planeja o diretor Davenir Lima.

Serviço

A entrada no Parque Náutico Lagoa dos Quadros é gratuita e o local fica aberto das terças-feiras aos domingos (inclusive nos feriados), das 13h30min às 20h. Os banhos são permitidos até as 19h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895