Projeto de nova ponte cria expectativa de fim de problemas na travessia Tramandaí-Imbé

Projeto de nova ponte cria expectativa de fim de problemas na travessia Tramandaí-Imbé

Emenda garantiu os recursos necessários para licitar o projeto de uma nova ligação entre os dois municípios

Chico Izidro

Projeto de uma nova ponte deve substituir a antiga ponte Giuseppe Garibaldi

publicidade

Os moradores de Imbé e Tramandaí se mostram ansiosos com o projeto de uma nova ponte, que deve ser construída para substituir a antiga ponte Giuseppe Garibaldi, de 70 anos, e já há muito tempo defasada. Marcello Ayres atravessa todos os dias a ponte Giuseppe Garibaldi para ir e voltar de seu trabalho e relata que ela está muito desgastada. “É uma questão de tempo para cair. É remendo atrás de remendo. Já deu”, garantiu. 

Além disso, Marcello contou que o trânsito entre os dois municípios é um grande problema principalmente no verão, quando aparecem os veranistas. “Isso aqui vira um caos. A ponte fica trancada, não existe fluxo, principalmente a ida de Imbé para Tramandaí, pois a pista é mais estreita. A gente tem de ter paciência para ficar no trânsito”, testemunha. “Mas com a prometida construção, vai ajudar e muito. Vai ser bem bom”, projetou.

A obra que deverá ser construída vai tirar da ponte Giuseppe Garibaldi a exclusividade de transportar turistas e moradores diariamente entre Imbé e Tramandaí depois de quase sete décadas. A comunidade dos dois municípios litorâneos vem reivindicando há muito tempo a obra, que agora finalmente deve sair. Em Brasília, uma emenda de bancada garantiu os recursos necessários para licitar o projeto de uma nova ligação entre os dois municípios.

O governo federal liberou no final do ano passado, recursos para o começo do projeto de nova ponte entre Imbé e Tramandaí. A expectativa é que dentro de pouco tempo a comunidade já possa desfrutar dessa nova ponte. A ideia da prefeitura de Imbé é de que em pouco tempo, entre 1 ano e 6 meses, já se saibam as condições de existir, pelo menos, a ideia de traçado da ponte. 

O município também pretende ter uma ideia do custo da construção, para que então, com o projeto na mão conseguir buscar junto ao governos federal e estadual, os recursos necessários para a construção da ponte.

“Uma batalha grande do nosso litoral, não só da nossa cidade. A gente vai poder ter uma rota alternativa da travessia do rio Tramandaí. A gente vem batalhando há muito tempo, a empresa já está licitada, contratada, já tem autorização para o início dos trabalhos que se darão agora nesta temporada de verão até o meio do ano”, disse o prefeito de Imbé, Ique Vedovato. 

A prefeitura de Imbé recebeu os primeiros R$ 384 mil de um total de R$ 2,5 milhões que serão aportados pela União. A licitação já aconteceu e novidades devem ser conferidas ao longo dos primeiros meses de 2021.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895