Sol aparece e movimento na orla aumenta nesta terça

Sol aparece e movimento na orla aumenta nesta terça

Efeito da ressaca do final de semana, dia foi de mar de cor turva em algumas praias e vento acentuado

Christian Bueller

O movimento foi mais intenso do que o ocorrido na segunda-feira, mas sem aglomerações

publicidade

A terça-feira no litoral Norte gaúcho foi de mar de cor turva em algumas praias e vento acentuado, ainda reflexo da ressaca do final de semana. Mas em certos trechos, a água estava limpa e de boa temperatura para banhos, como ocorreu em Arroio do Sal. Já em Tramandaí, o sol apareceu desde o início da manhã, convidando turistas e seus guarda-sóis para a faixa de areia. O movimento foi mais intenso do que o ocorrido na segunda-feira, mas sem aglomerações.

As irmãs Claudete Amantea, de 79 anos, e Ana Maria Corso, 73, preferiram andar pelo calçadão de Tramandaí. Para cada uma delas, uma parceirinha de quatro patas. Enquanto Claudete carregava a poodle Laila no colo, Ana passeava com a yorkshire Jade na coleira. “É a nossa companhia. Adoramos caminhar com este ar. Está muito bonito aqui”, diz a falante Claudete. Elas estão na casa de um irmão que é morador da chamada “capital das praias gaúchas”. Moradora de Canoas, prefere o som das ondas do que os costumeiros ruídos dos aviões que aterrissam na Base Aérea.

Ainda que o movimento estivesse bom, o cruzaltense Pablo Gambini viu uma redução de 40% nas vendas que costuma fazer na beira da praia aos banhistas em relação à temporada passada. “A pandemia diminuiu drasticamente o faturamento”, lamenta. Ele comercializa bolas de plástico, baldinhos para as crianças e chapéus. Mas o carro-chefe do ambulante são as mandalas que ele mesmo produz, feitos à base de MDF, fio-madeira e pequenos espelhos. “Dá um tempinho para fazer, mas ficam bem bonitos”, diz o comerciante, que vende também pela  internet e, se for o caso, entrega o produto na casa do banhista mais tarde. “Eu costumo voltar para Cruz Alta depois da alta temperatura, mas acho que vou tentar achar uma casa por aqui”, projeta Gambini.  

Ao fim da tarde, o sol deu lugar a nuvens cinzas que levaram chuva a algumas cidades do litoral Norte em determinados pontos.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895