Turistas de todo o RS se encantam com as belezas da plataforma de Atlântida

Turistas de todo o RS se encantam com as belezas da plataforma de Atlântida

Estendendo-se por 280 metros oceano adentro, a estrutura recebe, todos os anos, cerca de 30 mil turistas

Felipe Faleiro

Local é bastante frequentado por turistas que optam por ver uma paisagem diferente a partir do mar

publicidade

A plataforma da praia de Atlântida, em Xangri-lá, entre as guaritas 86 e 87, é um local bastante frequentado por turistas que optam por ver uma paisagem diferente a partir do mar. Estendendo-se por 280 metros oceano adentro, a estrutura recebe, todos os anos, cerca de 30 mil turistas, que pagam uma taxa de R$ 8 para acessá-la e podem apreciar a belíssima vista de parte da faixa litorânea. Há, inclusive, um mirante no local. A plataforma em si também é ponto de encontro de pescadores, que realizam inclusive campeonatos regulares nas águas próximas.

O casal de namorados formado pelo agricultor Jeremias dos Santos e a estudante Gabriela Klaus, de Boqueirão do Leão, no Vale do Taquari, esteve visitando o local. Foi a primeira vez de Gabriela na plataforma, enquanto Jeremias contou que era sua sexta vez. "Estamos comemorando nove meses de namoro com este passeio especial", disse Jeremias. Eles vieram ao Litoral com uma turma de nove jovens, sendo que quatro já haviam ido embora, e os demais vão nesta quarta. O grupo arrecada o dinheiro para vir à praia a partir dos bailes que realizam durante todo o ano na comunidade de Pedras Brancas, no interior do município.

Moradores de Sarandi, na Serra, Solange Lima, empregada doméstica, e Marcos Tremea, motorista, tiraram fotos da paisagem e fizeram selfies no mirante. "O dia está meio cinzento, porém preferimos assim. Está muito bom para tirar fotos. É sempre uma vista diferente e um espetáculo da natureza", relatou Marcos. O casal costuma alternar a visita às praias do Litoral Norte, e já esteve na plataforma duas vezes. Eles pretendem ficar pela região mais uma semana, antes de retornar para casa.

O presidente da Associação dos Usuários da Plataforma Marítima de Atlântida (Asuplama), José Luís Rodrigues Rabadan, diz que o turismo representa grande parte da fonte de renda do local, que conta inclusive com uma câmera ao vivo do mar a partir da própria plataforma. "A comunidade, muitas vezes, não sabe que pode visitar a plataforma. As pessoas pensam que ali é uma sociedade fechada, que só entra sócio, mas não é. Esta divulgação faz com que as pessoas saibam que pode ir lá visitar. Tem uma vista panorâmica fantástica", afirma ele.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895