Verão entrará em fase úmida com fortes temporais e calor intenso no Rio Grande do Sul

Verão entrará em fase úmida com fortes temporais e calor intenso no Rio Grande do Sul

Sul do Brasil pode enfrentar temperaturas muito altas e tempestades nos próximos dias

MetSul Meteorologia

RS deve enfrentar dias com calores ainda mais intensos

publicidade

O verão entrará na sua fase úmida nos próximos dias com fortes temporais e sensação opressiva de calor no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, já se espera alguma ocorrência de temporais isolados, a partir desta sexta-feira, no Sul do Brasil, especialmente no Leste de Santa Catarina e no Paraná, mas o risco maior ocorre nas tardes de sábado e domingo no Leste do Sul do País em especial. Além disso, há a chance de madrugadas de temperaturas muito altas. 

Conforme a MetSul, a onda de calor que atinge o Estado, com ar quente e umidade, são combustíveis para temporais, com a possibilidade para tempestades muito fortes e até em alguns casos destrutivos, especialmente em dias de calor extremo. 

De acordo com a MetSul, um exemplo clássico deste tipo de caso ocorreu em janeiro de 2016, em Porto Alegre. No entanto, não dá para afirmar se a Capital passará por uma situação igual, mas em diferentes pontos do Sul do Brasil podem ter tempestades severas com danos por vento e granizo. 

Possibilidade de vendavais 

A MetSul alerta que os três estados do Sul podem passar por vendavais localizados, com casos extremos ou mesmo tornados que podem trazer ventos acima de 100 km/h. Outro risco é a possibilidade de chuva com volumes excepcionalmente altos (50 mm a 100 mm) em poucos minutos (30 minutos a uma hora) acompanhando temporais isolados no RS, Santa Catarina e Paraná. 

De acordo com projeção da MetSul, áreas mais a Leste de Santa Catarina e do Paraná, e parte de São Paulo, seriam as zonas de maior risco. Apesar disso, episódios de chuva extrema localizada acompanhado de temporais podem atingir o Estado gaúcho até o começo da semana. 

Calor intenso

Se o calor intenso, registrado nestes últimos dias no Estado, já trazia desconforto, na próxima semana, será ainda mais desconfortável. De acordo com a MetSul, várias cidades podem ter índices de calor acima de 45°C e em alguns casos superiores a 50°C.  Isso se dá por conta do aumento da umidade que elevará a percepção do calor. 

O calor também afetará as noites gaúchas, que vinham sendo agradáveis até então. Conforme a MetSul, a partir desta sexta-feira, a noite será muito quente no Sul e no Oeste do Estado, podendo chegar de 30°C a 33°C às 21h em Uruguaiana, Quaraí e em diversos outros municípios. Uruguaiana pode amanhecer com temperatura mínima de 30°C neste sábado, projeta a MetSul. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895