1º Encontro Gaúcho de Escoliose terá triagem gratuita neste sábado em Porto Alegre
capa

1º Encontro Gaúcho de Escoliose terá triagem gratuita neste sábado em Porto Alegre

Evento ocorrerá no Centro Universitário Metodista IPA

Por
Correio do Povo

Evento ocorrerá neste sábado na Capital

publicidade

O mês de junho é dedicado à conscientização da Escoliose Idiopática, o chamado Junho Verde. A Escoliose é o nome dado ao desvio lateral da curvatura da coluna e acomete cerca de 13% da população mundial. No sábado, dia 29, acontece o 1º Encontro Gaúcho de Escoliose, no Centro Universitário Metodista IPA, Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, em Porto Alegre-RS. Das 8h às 18h, profissionais, pacientes e familiares terão um espaço de troca de experiências e de conhecimento sobre prevenção e tratamento da doença. As palestras técnicas vão contar com profissionais que são referência no país e no exterior e, no encerramento haverá espaço para triagem gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site: bit.ly/ege2019

De acordo com a fisioterapeuta Ísis Navarro, organizadora do Encontro, o evento busca viabilizar um espaço para diálogos entre profissionais de diferentes áreas que atuam no tratamento da escoliose, e ainda, proporcionar um espaço para interação entre os pacientes, familiares e profissionais. “A ideia é compartilhar informações de qualidade e com embasamento técnico-científico, através de uma linguagem informal”, destaca. “Queremos debater o que há de mais moderno em termos de prevenção e tratamentos e fazer um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode ser feito com um exame clínico simples, em crianças e adolescentes”.


Programação:

8h - Credenciamento

8h45min - Abertura

9h10min - “Cirurgia na escoliose: quando e porquê?”, com Fernando Dannebrock, Médico graduado pela ULBRA, Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Lucas da PUCRS.

9h40min - “Tratamento conservador da escoliose: o que sabemos sobre os coletes ortopédicos?”, com Leonardo Grandi, Médico pela Faculdade de Medicina da UFRJ, fisiatra especialista no tratamento conservador da escoliose, consultor em órtese e prótese na ABBR e na extinta AACD Nova Iguaçu e especialização em escoliose pelo ISICO.

10h10min - “Tratamento fisioterapêutico específico para escoliose”, com Isis Navarro, Fisioterapeuta formada pelo Centro Universitário Metodista IPA, Mestra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui formação na abordagem Scientific Exercises Approach to Scoliosis (SEAS) da Itália e é membro da International Society on Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment - SOSORT. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS e trabalha na produção científica sobre a escoliose. Atua na equipe médica do Instituto Gaúcho de Cirurgia da Coluna Vertebral/ Hospital São Lucas da PUCRS.

10h40min - “Corpo e psicanálise: representações psíquicas do corpo no adolescente com escoliose”, com Rodrigo Lütz, Psicólogo formado pela UniRitter, Psicanalista em formação pelo CEPdePA, acompanhante terapêutico pelo Instituto Contemporâneo e Coordenador do CinePsico (cinema e psicologia). Atua como psicólogo clínico.

11h10min - Intervalo
11h30min - Fórum de discussão integrado
12h - Vídeo-palestras internacionais com os fisioterapeutas Andrea Lebel (Canadá) e Michele Romano (Itália).
13h - Almoço
14h10min - Encontro com pacientes - Minha história com a escoliose

Relatos de Experiência

16h - Intervalo
16h30min - Oficina de triagem de escoliose
18h - Encerramento


Serviço:
O Quê: 1º Encontro Gaúcho de Escoliose
Quando: sábado, 29 de junho
Onde: Centro Universitário Metodista IPA, Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, em Porto Alegre-RS
Horário: 8h às 18h
Informações:  bit.ly/ege2019