Prefeitura lança sistema de monitoramento em tempo real de leitos hospitalares do SUS

O sistema de monitoramento de leitos hospitalares foi lançado nesta sexta-feira pela prefeitura de Porto Alegre durante solenidade no Paço Municipal. O chefe do Complexo de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Jorge Osório, disse que a iniciativa permitirá informação atualizada dos hospitais com a oferta de leitos disponíveis e a sua demanda interna – mapa de leitos on-line e a demanda de procedimentos eletivos. Segundo Osório, haverá ainda o cruzamento de dados com o sistema de Autorização de Contas Hospitalares (ACH) e acompanhamento dos contratos.

A cerimônia de lançamento do projeto de Gerenciamento de Internações (Gerint) contou com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, e de representantes dos hospitais. Entre as novidades, o sistema permite acompanhar a ocupação do leito em tempo real, além de fornecer a atualização das solicitações de internação em caráter de urgência ou eletivas (não urgentes). Isso porque o mapa de leitos é atualizado por compartilhamento de informações com os sistemas dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Osório, entre os avanços está a análise da necessidade com protocolo de regulação, gravidade, prioridade e a identificação das unidades de saúde e dos profissionais. “O sistema permitirá o compartilhamento das informações clínicas entre o solicitante, a regulação e as instituições de saúde”, destacou.

Conforme Osório, o acompanhamento do paciente desde a indicação de internação na rede hospitalar, entrada na instituição de saúde, procedimentos realizados ou trocas de hospital poderá ser realizada em plataforma web unificada. A iniciativa faz parte do Sistema de Informações para o Complexo Regulador, desenvolvido pela prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da SMS e a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

O sistema Gerint foi selecionado como um dos vencedores do Prêmio InovaCidade 2018, do Instituto Smart City Business America. A distinção será entregue em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, no dia 17 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: