Setembro, mês de prevenção ao câncer colorretal

Setembro traz à tona a importância da prevenção do câncer colorretal, neoplasia que acometerá mais de 36 mil pessoas no Brasil, em 2018, de acordo com a estimativa do INCA.

A SOBED trabalha ativamente para incentivar o diagnóstico precoce. Uma das ações é a promoção de Mutirões Contra o Câncer Colorretal. Com 13 edições, a ação social já realizou mais de 1.100 colonoscopias em pacientes que integram o grupo de risco. É um trabalho contínuo para também chamar atenção do setor público: além de conscientizar e prevenir, a iniciativa visa implementar um efetivo programa de combate à doença e assim diminuir sua incidência.

“Um grande fator que nos tem ajudado demais são as inserções na mídia para divulgação sobre a doença, de como e quem prevenir – ponto que ativaremos cada vez mais para o esclarecimento à população. Essas ações só tem sido possíveis devido a forte ação e trabalho da SOBED na imprensa”, atesta o coordenador iniciativa e da Comissão de Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, Dr. Lix de Oliveira.

Outra engrenagem que faz o Mutirão funcionar, e que deve estar cada vez mais presente na atenção médica, é a multidisciplinaridade. Em todas as cidades pelas quais a ação já passou, especialistas da SOBED unem-se aos residentes, aos profissionais de enfermagem e aos anestesiologistas para a realização da colonoscopia.

“A cada Mutirão aprendemos mais sobre a relevância desta ação. Presenciamos uma grande união entre todos que integram a iniciativa da SOBED. Todos são envolvidos no apoio aos pacientes para que a prevenção seja feita de forma eficiente e segura – tal atenção é presente desde a orientação do preparo intestinal para o exame. Anestesistas, equipe de enfermagem, endoscopistas e recepcionistas: esse time é fundamental para a realização do Mutirão”, afirma o especialista.

A edição mais recente foi promovida em João Pessoa/PB, antecedendo o Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva. Nela, aproximadamente 100 pacientes foram atendidos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed)
Foto: Reprodução / CP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: