Cuidado redobrado com a pele

Foto: Divulgação/ CP

Com a chegada do verão, especialistas alertam para os cuidados com a pele. Uma das tradicionais campanhas nesta época é o Dezembro Laranja, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o intuito de informar e conscientizar a população, em todo o país, de que é preciso se proteger contra os raios ultravioletas (UV). Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB (radiação presente no horário das 12h) são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

De acordo com a dermatologista e presidente da SBD no Rio Grande do Sul, drª Clarissa Prati, entre as medidas fotoprotetoras está, sobretudo, evitar a exposição ao sol entre o horário das 10h às 16h. É importante também usar chapéus com aba larga, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; buscar mais sombras, manter uma boa hidratação corporal e usar protetor solar de, no mínimo, fator 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água. Apesar disso, a especialista destaca que é preciso levar em consideração a idade e o tipo de pele. Peles mais claras precisam de mais cuidado. E quem tem histórico de câncer de pele na família precisa redobrar os cuidados de fotoproteção.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Apesar das estimativas, há muitos recursos para a fotoproteção.

Em relação a quem estiver na praia, a drª Clarissa explica que é importante também evitar a exposição na areia. Ela recomenda que, de preferência, o veranista não sente diretamente no chão para impedir contato com fungos, verminoses e bactérias em pés, pernas e glúteos. Com isso, a especialista sugere levar cadeiras, esteiras ou cangas para aproveitar as férias e a passagem pelo Litoral com melhor qualidade de vida e os devidos zelos que a saúde merece.

 

Auxílio na prevenção e na saúde

A linha Solar Renagge integra a filosofia da empresa de proporcionar aos seus clientes muito mais que um produto e sim cuidados com a saúde da população, explica o diretor de Marketing da Rede Agafarma, Jerry Bonatto Felten. Conforme ele, com a chegada do verão, amplia-se a cautela em relação à pele. Ele ressalta que uma amostra do fotoprotetor (FPS 30) junto com um informativo será distribuída aos veranistas durante as ações em praias do Litoral.
Jerry salienta que a linha, composta de FPS 30, 50, Kids 50, Facial 60 e Pós-Sol, está no mercado há mais de dez anos e é bem conceituada entre o público. Entre as principais características estão o design diferenciado (embalagem), o fato de o produto não ser testado em animais e em relação à fórmula: há rápida absorção, é hipoalergênico e é resistente à água. Ele destaca também o Facial 60: é oil free, possui vitamina E e também é resistente à água e ao suor. “Temos essa preocupação de cuidar das pessoas com o coração. Essa é a nossa marca, nosso posicionamento. Auxiliamos na prevenção e na saúde”, salienta Jerry, lembrando que as ações estarão sendo realizadas, durante os finais de semana, até o dia 3 de fevereiro, em diversas praias do Litoral Norte e Sul do Estado. A primeira parada será em Capão da Canoa.

Ações no Litoral

-Dia 5/1 (sábado): Capão da Canoa
Dia 6/1 (domingo): Arroio do Sal e Parque Acqualokos – Estrada do Mar, km 50, 2000.
-Dia 12/1 (sábado): Torres
Dia 13/1 (domingo): Balneário Pinhal e Cidreira
-Dia 19/1 (sábado): Tramandaí
Dia 20/1 (domingo): Arambaré
-Dia 26/1 (sábado): São Lourenço do Sul
Dia 27/1 (domingo): Cassino
-Dia 2/2 (sábado): Xangri-Lá e Imbé
Dia 3/2 (domingo): Parque Acqualokos – Estrada do Mar, km 50, 2000.

Jerry Bonatto Felten, diretor de Marketing da Rede Agafarma, destaca o posicionamento da marca


SBD/RS esclarece a população

A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no Rio Grande do Sul (SBD/RS), drª Clarissa Prati, destaca que a instituição está intensamente engajada para contribuir com a diminuição dos casos de câncer da pele no país. Neste ano, a campanha dá continuidade ao tema “Se exponha, mas não se queime”, cativando o interesse da população ao fazer um trocadilho entre a exposição solar e a exposição nas redes sociais. As mensagens divulgadas pelos canais de comunicação da entidade, sobretudo em mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, preenchem um espaço de utilidade pública, com orientações gerais sobre esse tipo de tumor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: