As unhas também podem falar sobre a saúde!

As unhas também podem falar sobre a saúde!

publicidade


Foto: Pixabay / Divulgação


Além da ocupação, as unhas podem revelar os hábitos de cada um, nível de ansiedade e, certos problemas de saúde. De acordo com especialistas, unhas brancas com uma camada de cor preta na ponta da unha são chamadas de Unhas de Terry e normalmente são o sinal de uma doença hepática severa chamada de cirrose. Apesar de unhas totalmente brancas desde o nascimento podem ser uma condição hereditária com nenhuma implicação na saúde geral, se ocorre mais tarde, pode ser um sinal de várias doenças sistêmicas, incluindo cirrose hepática, insuficiência renal crônica, doença cardíaca congestiva, diabetes, hipoalbuminemia crônica e linfoma de Hodgkin.

Especialistas também alertam para a síndrome da unha amarela. Ela ocorre em pacientes com doenças pulmonares sérias e linfoedema (inchaço das extremidades). Nesses pacientes, a maioria ou quase todas as unhas são amareladas. Unhas azuladas com cianose são um sinal de uma oxigenação no sangue ruim ou mais precisamente hemoglobina não oxigenada, o oxigênio carregando proteína nas células sanguíneas vermelhas. Buracos pequenos nas unhas são um sinal clássico de psoríase na unha. Normalmente aparecem em pacientes com dermatite das pontas dos dedos. Isso também pode ser um resultado de dermatite atópica, dermatite irritante ou dermatite alérgica de contato.

Existem várias razões para a aparência de uma linha marrom ou preta que se estende da cutícula até a ponta da unha. Já que não é possível visualizar a fonte da cor já que esta reside na matrix da unha embaixo da camada da unha, é frequentemente uma causa para a ansiedade nos pacientes e médicos. Uma biópsia pode ser necessária para verificar se não é uma forma de câncer de pele. Mudanças nas unhas ocasionalmente pode ser um sinal significativo de doença sistêmica. Na maioria das vezes, sinais nas unhas são autolimitados e tendem a se resolverem sozinhos. Paciência é uma necessidade em lidar com unhas já que seu processo de turnover é lento. Pode levar meses para uma unha danificada ser trocada totalmente.

 

Fonte: AE

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895