BMS lança plataforma que visa facilitar a participação de brasileiros em estudos clínicos
capa

BMS lança plataforma que visa facilitar a participação de brasileiros em estudos clínicos

Novidade pretende ampliar o acesso dos pacientes brasileiros a tratamentos inovadores

Por
Correio do Povo


publicidade

De acordo com o último edital da Interfarma (2019), o Brasil ainda é considerado um país com pouco investimento em estudo clínico, figurando a 24ª colocação no ranking mundial de pesquisa clínica, com apenas 2,1% dos estudos conduzidos no mundo, enquanto os EUA ocupa o 1º lugar, com 34,8% de estudos clínicos. Considerando este cenário, somado à falta de informação de muitos pacientes, familiares e população em geral, a Bristol-Myers Squibb (BMS) acaba de lançar uma nova plataforma (website), que reúne todos os estudos clínicos promovidos pela empresa em andamento no Brasil para facilitar o acesso desses pacientes a tratamentos inovadores.

A BMS é uma empresa dedicada a P&D (pesquisa e desenvolvimento) com vários estudos clínicos em áreas que incluem diversos tipos de câncer, doenças autoimunes e doenças cardiovasculares. No Brasil, está entre as cinco farmacêuticas que mais investem em pesquisas clínicas, com 52 estudos ativos. A nova plataforma Study Connect tem como principal objetivo oferecer informações aos pacientes sobre os estudos clínicos disponíveis de acordo com a doença buscada, conferir a localização dos centros de pesquisa, os critérios de elegibilidade, quais estão em fase de recrutamento e também fazer a pré-triagem e ser pré-qualificado para participar.

O estudo clínico é uma das etapas principais no processo de desenvolvimento de medicamentos. Por meio da participação, os pacientes, além de conseguirem acesso à tratamentos inovadores, contribuem para o processo de avaliação das respostas ao tratamento, em que é investigado como as novas drogas podem agir no corpo e afetar a doença. Com os resultados é possível obter a aprovação do medicamento pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e assim o medicamento é aprovado e liberado como uma opção de tratamento. 

O Study Connect também visa oferecer informações sobre os estudos clínicos e seus processos para a sociedade, familiares, cuidadores e profissionais de saúde, a fim de ampliar o conhecimento de todos sobre a importância da pesquisa clínica para o Brasil e seu valor no processo de desenvolvimento de novos medicamentos.

Sobre A BMS

A Bristol-Myers Squibb é uma empresa biofarmacêutica global cuja missão é descobrir, desenvolver e disponibilizar acesso a medicamentos inovadores que ajudem pacientes com doenças graves. Para mais informações sobre a Bristol-Myers Squibb, visite o site: https://www.bms.com/br