Ciclo discute segredos para o envelhecimento saudável e feliz

Ciclo discute segredos para o envelhecimento saudável e feliz

Palestras virtuais gratuitas são iniciativa do Instituto Ling, Instituto Moriguchi e SeniorLab

Por
Vera Pinto

Geriatra Emílio Moriguchi é um dos palestrantes


publicidade

Os Segredos para Envelhecer (Muito) Bem” é o tema do ciclo on-line que o Instituto Ling promove, em parceria com a SeniorLab e o Instituto Moriguchi, que há 25 anos desenvolve pesquisas e estudos que mapeiam os hábitos e o estilo de vida que fazem de Veranópolis a terceira cidade no mundo com a maior longevidade média entre moradores. Os painéis ocorrem sempre nas quartas-feiras, 18h30min, com transmissão ao vivo. Os interessados devem se inscrever previamente, pelo site  www.institutoling.org.br. 
Dividido em três encontros gratuitos, o evento reúne quatro especialistas da área da saúde para apresentar os principais fatores de um envelhecimento saudável e feliz. A primeira atividade acontece no hoje, com a médica geriatra Berenice Maria Werle e a nutricionista Neide Maria Bruscato desvendando mitos e verdades sobre nutrição e movimento na terceira idade. No dia 23, o projeto ainda receberá o dr. João Senger abordando o “Mente sã: como manter o cérebro em movimento; e no dia 30, o dr. Emílio Moriguchi ministrará o painel “Envelhecer feliz: Ikigai e motivação para viver.” 
 
Sobre os painelistas
Neide Maria Bruscato é nutricionista, mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Gerontologia pela Pucrs, doutora em Ciências Cardiovasculares pela Ufrgs, pesquisadora e coordenadora operacional do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida; e diretora do Instituto Moriguchi.
 
Berenice Maria Werle é médica geriatra; mestre em Clínica Médica com área de concentração em Geriatria pela Pucrs; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia RS; pesquisadora do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretora do instituto Moriguchi.
 
João Senger é médico geriatra, mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos; presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia RS, pesquisador do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretor do Instituto Moriguchi.
 
Emílio Moriguchi é médico geriatra, com doutorado em Medicina com área de concentração em Geriatria pela Tokai University School of Medicine (Japão); pós-doutorado em Metabolismo de Lipoproteínas e Doenças Ateroscleróticas pela Wake Forest University School of Medicine (EUA) e Fellow in Geriatric Medicine and Gerontology pela Wake Forest University School of Medicine. É professor do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da Ufrgs; professor visitante da Faculdade de Medicina da Chiba University e Yokohama City University (Japão); chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; pesquisador e coordenador geral do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretor do Instituto Moriguchi.