Cura do câncer é tema de palestra no Instituto Ling
capa

Cura do câncer é tema de palestra no Instituto Ling

Gilberto Schwartsmann apresenta palestra sobre a cura do câncer no Instituto Ling. No dia 26 de setembro, o médico gaúcho, reconhecido internacionalmente pela atuação no ensino e na pesquisa da oncologia, falará sobre o horizonte promissor das pesquisas recentes em sua área de atuação

Por
Correio do Povo

Reconhecido internacionalmente pela atuação no ensino e na pesquisa da oncologia, o médico gaúcho Gilberto Schwartsmann é o convidado da segunda edição do Ciclo Ciência Fora da Caixa no Instituto Ling, dia 26 de setembro

publicidade

Reconhecido internacionalmente pela atuação no ensino e na pesquisa da oncologia, o médico gaúcho Gilberto Schwartsmann é o convidado da segunda edição do Ciclo Ciência Fora da Caixa no Instituto Ling. No dia 26 de setembro, quinta-feira, às 19h30, o professor apresentará a palestra A cura do câncer: estamos quase lá, mostrando o horizonte promissor das pesquisas recentes em sua área de atuação. Os ingressos para a atividade custam R$ 80 e estão à venda no site www.institutoling.org.br e na bilheteria do centro cultural, localizado na Rua João Caetano, 440, em Porto Alegre.

Durante o encontro, o oncologista falará sobre os tipos de câncer, doença que está entre as principais causas de morte também entre os gaúchos. Da combinação de fatores como hereditariedade, estilo de vida ou mesmo mero acaso, a doença se desenvolve com a multiplicação desordenada das células, alterando seu ciclo de vida natural. É nesse mar de infinitas combinações e fatores que navegam os estudos que buscam a notícia tão esperada por nós: a cura do câncer.

Gilberto Schwartsmann recentemente recebeu o título de Professor Emérito da American Society of Clinical Oncology, em Chicago. É professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e Presidente da Academia Sul-Riograndense de Medicina. Também preside a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul. É Pós-Graduado em Oncologia pela Universidade de Londres, PhD pela Universidade Livre de Amsterdam, com Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. 

A palestra faz parte do Ciclo Ciência Fora da Caixa, que tem o objetivo de compartilhar conteúdo a partir de abordagens inovadoras. O projeto tem curadoria de Pedro Schestatsky e, a cada mês, traz um novo convidado para apresentar um amplo painel sobre os mais diferentes temas que envolvem a vida em sociedade, oferecendo novas perspectivas que impactem na qualidade de vida e no pensamento crítico. Durante este ano, o ciclo ainda receberá o médico Victor Sorrentino falando sobre dicas de saúde que não estão nos livros, no dia 17 de outubro; e o jornalista, escritor e professor Juremir Machado questionando o fim dos livros físicos em palestra no dia 21 de novembro.
 

Serviço | Palestra | Ciclo Ciência Fora da Caixa 

A cura do câncer: estamos quase lá
Com Gilberto Schwartsmann
Dia 26 de setembro, quinta-feira, das 19h30 às 21h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Duração total: 2 horas
Inscrições: R$ 80,00

Pontos de venda
Online: https://institutoling.org.br/agenda-cultural
Instituto Ling: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.
 

Informações úteis: 

institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas. 

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot. 

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.


Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.
 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.