Lentes de contato no dentista?

Lentes de contato no dentista?

Especialista fala sobre as lâminas de porcelana sobre os dentes

Correio do Povo

publicidade

As lentes de contato são lâminas de porcelana cimentadas sobre os dentes, com a função de melhorar a forma dos mesmos, corrigindo defeitos e fechando espaços que algumas pessoas apresentam entre os dentes, como os diastemas, explica a Dra. Adriana Lànger. 

Conforme a especialista, o diferencial em relação às facetas de porcelana convencionais é sua espessura. As lentes de contato, também chamadas de lâminas ultrafinas, possuem apenas 0,2mm de espessura, o que evita o desgaste do dente ou há necessidade de apenas regularização da superfície, enquanto as facetas de porcelana necessitam de um desgaste do esmalte de 0,5 a 0,8mm, dependendo do caso.

É normal que quem estreie os avanços da odontologia estética seja quem mais depende do sorriso, como atores, apresentadores e modelos e, grande parte dos sorrisos perfeitos que vemos na televisão, já faz uso desse recurso há algum tempo.

A dra. Adriana explica que é possível, em consultório, fazer uma simulação para determinar a forma, tamanho que mais harmoniza com as linhas faciais e desejo do paciente, podendo demonstrar qual será o resultado final. " Após realização de molde dos dentes, esse material é encaminhado para o laboratório protético para a confecção das lentes. Quando prontas, elas retornam ao consultório para serem cimentadas aos dentes do paciente, assim como no processo de facetas de porcelana", observa.

Apesar disso, a especialista ressalta que nem todos os casos podem ser resolvidos com lâminas ultrafinas. O procedimento não é indicado para dentes escurecidos, pois, devido a pouca espessura das lâminas, elas não têm capacidade de mascarar a cor escura por trás. Dentes projetados devem ser corrigidos com facetas, caso contrário, ficariam ainda mais projetados, assim como dentes que possuem muitas restaurações em resina. Cada caso deve ser analisado criteriosamente, ressalta a especialista. 

Conheça um pouco mais sobre a especialista: 
Dra. Adriana Soares Langer, natural de Passo Fundo, é formada em odontologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), se especializou em dentística restauradora pela Universidade Luterana do Brasil, de Canoas e fez mestrado em prótese dentária no Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic. Trabalhou como cirurgiã-dentista no Hospital de Aeronáutica de Canoas e como professora na Universidade de Passo Fundo. Em 2001 abriu sua própria clínica, em Passo Fundo. Atualmente, a Clínica Adriana Lànger Odontologia Reabilitadora e Estética está localizada em Porto Alegre, onde a cirurgiã-dentista trabalha em reabilitação oral, que é o conjunto de procedimentos empregados para melhorar a saúde, função, bem-estar e estética do paciente.

Crédito da Foto 1 (acima): Aleksandra85/ Pixabay / CP e Crédito da Foto 2: Lisa Roos (abaixo) 

Na foto, Dra. Adriana Soares Langer, natural de Passo Fundo, é formada em odontologia pela UPF e atende na Capital


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895