Música é aliada no tratamento contra o câncer

Música é aliada no tratamento contra o câncer

Palestra gratuita no Hospital Moinhos de Vento abordará benefícios da musicoterapia para os pacientes

Correio do Povo

Musicoterapia será tema do último Encontro Juntos de 2019, nesta quarta-feira (18), às 15h, na sala 2 da Educação Corporativa do Hospital Moinhos de Vento

publicidade

Para enfrentar a difícil rotina do tratamento contra o câncer, uma recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é a música. Desde 2002, a entidade ligada ao Ministério da Saúde orienta a prescrição da musicoterapia aos pacientes. Os sons são escolhidos de acordo com cada pessoa e sintoma.

De acordo com o INCA, está comprovado que, no aspecto fisiológico, a música é capaz de interferir na batida cardiovascular, no sistema respiratório e na tonicidade muscular. Por diversos motivos como esses, pacientes do Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento contam com doses desse bálsamo pelo menos uma vez por semana.

“É um alívio para quem está em tratamento e também para os familiares que os acompanham”, explica a responsável pelo Grupo de Musicoterapia que atua na instituição, Vera Marilza Piasenski. Ela acrescenta que a técnica ajuda a diminuir a ansiedade e o desconforto, além de melhorar a autoestima e até reduzir o tempo de internação.

A Musicoterapia será tema do último Encontro Juntos de 2019, que promove a troca de experiências, orientações e apoio. O evento acontece, nesta quarta-feira (18/12), às 15h, na sala 2 da Educação Corporativa do Hospital Moinhos de Vento (Rua Tiradentes, 333). Aberto a pacientes, familiares e interessados no assunto, terá a condução do Grupo de Musicoterapia, que é composto por estagiários e duas professoras da Escola Superior de Teologia.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895