Viajar melhora o humor e faz bem à saúde
capa

Viajar melhora o humor e faz bem à saúde

Pesquisa aponta destino favorito dos gaúchos para passar o Réveillon de 2019

Pão de Açúcar é uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro

publicidade

Especialistas afirmam que viajar melhora o humor, faz bem para a saúde e para a alma. De acordo com um estudo o destino favorito dos gaúchos de Porto Alegre e região para passar o Réveillon de 2019 é o Rio de Janeiro. Esse recorte é uma das conclusões de um estudo do buscador de voos Viajala.com.br, que usou uma amostragem de 50 mil buscas nas principais rotas nacionais para diagnosticar os destinos favoritos dos brasileiros para passar o Ano-Novo.

Segundo o algoritmo, que analisou pesquisas de voos feitas no Viajala no segundo semestre de 2018 com datas de viagem entre os últimos dias de dezembro e os primeiros dias de janeiro, além do Rio, Salvador, São Paulo, Florianópolis e Fortaleza também registraram muita procura a partir do Aeroporto Salgado Filho para as datas do Réveillon. "Podemos observar que o gaúcho busca, em geral, calor e praias de águas mornas para curtir a folga, já que o mar do Sul do país costuma ser um pouco mais frio", aponta o diretor nacional do Viajala, Eduardo Martins.

A capital fluminense é líder isolada na preferência do estado, com 25% das buscas de voos no período analisado. "O Rio de Janeiro é o destino mais tradicional de fim de ano no Brasil e, embora tenha perdido um pouco de espaço na preferência do Sudeste, continua líder de buscas no Sul e no Nordeste", aponta. Já a Bahia apareceu na preferência dos gaúchos em segundo lugar com Salvador, que registrou 11% da procura para as datas, empatada com São Paulo. A procura dos viajantes brasileiros em 2018 por Salvador cresceu 47%, na comparação com o ano passado. "O curioso é que, mesmo com o aumento da demanda, o preço médio da passagem para lá não subiu - na verdade, apresentou uma leve queda de 2%", comenta Martins.

Logo abaixo, aparecem empatadas na preferência dos usuários Florianópolis, em Santa Catarina, e Fortaleza, no Ceará, com 7,5% das buscas cada. "Florianópolis é um destino democrático, com praias e atrações para todo o tipo de turismo, para famílias, casais ou viagens entre amigos, e tem a vantagem da proximidade, o que demanda um voo muito mais curto e passagens mais baratas, mesmo na alta temporada", aponta o executivo.

Confira o ranking completo do Viajala com as cidades mais procuradas pelos gaúchos nesse Réveillon:

  • 1 - Rio de Janeiro (RJ), com 25% das buscas
  • 2 - Salvador (BA) e São Paulo (SP), com 11% cada
  • 3 - Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE), com 7,5% cada
  • 4 - Recife (PE), Curitiba (PR) e Brasília (DF), com 4% cada
  • 5 - Maceió (AL), com 2,5%