Sapatinho potencializa o controle motor na primeira infância

Sapatinho potencializa o controle motor na primeira infância

Pesquisadora e profissionais da saúde confirmam a importância de uma criança andar descalça em superfícies irregulares e, para isso, sapato Noeh foi desenvolvido.

Correio do Povo

publicidade

Observar bebês urbanos brincando na areia ou na grama está cada vez mais raro. Mas o que poucos pais sabem é que essa simples atividade pode contribuir para o desenvolvimento motor das crianças e, mesmo sem espaço seguro para andarem descalços, os pequenos já têm sapatos adequados para ajudá-los, inclusive, no desenvolvimento dos pés.

Uma pesquisadora mineira - com a orientação de médicos ortopedistas infantis, fisioterapeutas e engenheiros - criou um calçado que simula o comportamento da natureza sob os pés das crianças para o correto desenvolvimento dos pés e da caminhada.

O primeiro Noeh

Após quatro anos de estudos multidisciplinares, incluindo estudos biomiméticos, que analisam a natureza para desenvolver produtos, a pesquisadora e designerAna Paula Lage conseguiu trazer os benefícios da caminhada descalça em solo natural para um bebê urbano. “O resultado foi um produto que simula o comportamento dos pés andando descalço em um terreno natural, dentro de um calçado”.

O sapatinho possui tecnologia própria que utiliza microesferas na palmilha desde 2017, o primeiro do mercado a usar esse tipo de tecnologia, reconhecido com prêmios nacionais e internacionais.

“A equipe de fisioterapeutas deu todo o suporte para os testes de laboratório com os usuários, o que certificou que o Noeh ativa o arco plantar, a curva do pezinho, além de atestar que uma criança descalça ou com o calçado desenvolvido tem o mesmo padrão de marcha, ou seja, não altera a maneira como a criança anda, sendo uma caminhada descalça protegida, ao contrário dos calçados comuns”, explica.

Musculatura dos pés

Os testes também certificaram que a caminhada descalça protegida promove o estímulo natural da musculatura dos pés. “Quando uma criança anda em um chão reto e duro, apenas os três principais pontos de apoio são estimulados – o calcanhar e as bases do dedão e do dedinho. Em um piso irregular e dinâmico, os pés são estimulados em sua totalidade, o que reflete na aquisição do equilíbrio dos bebês e, consequentemente, na pisada e caminhada de maneira mais correta”, ressalta Ana Paula.

A fisioterapeuta e pós doutora em Ciências da Reabilitação, Liria Okai-Nóbrega, acompanhou os testes aplicados para a certificação do calçado, e constatou os efeitos imediatos dos sapatos na forma de andar das crianças. “Nesse estudo verificamos que, geralmente, o uso de calçados influencia no tamanho da pisada da criança, na largura do passo e de como a criança eleva o pé para caminhar, por exemplo. Essas características mostram que o tipo de calçado tem influência direta em como a criança anda”, detalha a fisioterapeuta.

Resultados de quem usa

Francisco caía muito ao andar, de acordo com a mãe, a terapeuta ocupacional Thaíssa Vale. “Comecei a achar que poderia ser o sapato e busquei no mercado algum que fornecesse conforto e segurança. Até que encontrei o Noeh no Facebook. Agora, observo mais segurança na marcha. Mesmo quando corre, noto que tem mais noção do seu corpo no espaço”, conta.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895