capa

Chocolate pode auxiliar na proteção da pele

Pesquisas trazem novidades sobre os benefícios deste apreciado alimento

Por
Correio do Povo

Chocolate, além de gostoso, pode trazer benefícios para a saúde

publicidade

O chocolate é um alimento apreciado em todo o mundo. Entre outros benefícios à saúde, pesquisadores descobriram que ele pode auxiliar na proteção da pele. De acordo com a nutricionista e doutora em Neurociências Bettina Moritz, os polifenóis encontrados no chocolate diminuem queimaduras de pele, protegem dos raios solares e reduzem o envelhecimento. “Além de todo conhecimento que se tinha anteriormente sobre os polifenóis dos chocolates, temos descobertas importantes que indicam que eles diminuem queimadura de pele e protegem a pele contra a incidência dos raios solares”, disse Bettina.

Conforme a especialista, que esteve em um evento no Rio Grande do Sul, organizado pela Mundo Verde e que envolveu mais de 50 nutricionistas, os polifenóis retardam o envelhecimento da pele e a degradação do colágeno. “Portanto, se esquecer o protetor solar na praia, coma chocolate! É importante lembrar que a escolha deve ser por chocolates amargos, cuja concentração de flavonoides é mais alta”, afirmou. Ela observa que o consumo de chocolate de forma regular no verão pode também funcionar como uma dieta anti-UV, ou seja, auxilia na proteção da pele nesta época do ano.

A nutricionista Laura Sulzbach Ullmann, pós-graduada em nutrição funcional, lembra que estudos comprovam que o consumo de 326 mg/dia de flavonoides provenientes do cacau diminuiu em 25% o eritema (rubor inflamatório da pele) induzido pelos raios ultravioletas (UV), aumentou o fluxo sanguíneo do tecido cutâneo e subcutâneo, melhorou a hidratação da pele e reduziu a perda de água transpidérmica”, complementa. Ela destaca ainda que o cacau em pó também pode ser aplicado diretamente na pele. “Uma dica é misturar o pó de cacau com o protetor solar. Ressalto que a utilização do cacau não substitui o uso do protetor solar. A ação deverá ser em conjunto a fim de potencializar os efeitos”, alerta.

Laura salienta que, se o consumo for de cacau em forma de chocolate, torna-se relevante optar por um produto que apresente alto teor de cacau, ou seja, com uma quantidade cima de 75%, de preferência sem açúcar. Ela ressalta que o chocolate, além de ser um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do mundo, aumenta os níveis de serotonina, contribuindo para uma sensação de bem-estar. Por isso, também é um ótimo aliado das mulheres na TPM, pois nesse período os níveis de serotonina estão mais baixos e ele auxilia muito nesta reposição.