Nova GM Trailblazer é exibida na Agrishow

Nova GM Trailblazer é exibida na Agrishow

SUV robusta e grandona busca mostrar DNA aventureiro, mas adentrar no urbano

Renato Rossi

Design adota o perfil "musculoso" da GM norte-americana

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A General Motors aproveitou a Agrishow, que encerra nesta sexta-feira na cidade de Ribeirão Preto, para a primeira apresentação pública do novo Trailblazer. Lançado no mercado brasileiro em 2012, o SUV é derivado da segunda geração da picape S10. As medidas generosas persistem nesta segunda geração: 4.878mm de comprimento, 1.902mm de largura, 1.847mm de altura e entre-eixos de 2.878mm. Há capacidade para sete pessoas, acomodadas em três fileiras de bancos.

"Ofereceremos agora aos clientes um SUV brutalmente pronto para tudo, mas este Trailblazer integra a evolução tecnológica da General Motors em nível global, o que se reflete em níveis excepcionais de conforto e dirigibilidade", afirma Paula Saiani, diretora de Produto da GM América do Sul.

Interior traz novo patamar de tecnologia embarcada | Foto: GM / Divulgação CP

O Trailblazer conta com suspensão multilink na traseira, ampliando o nível de "handling" ou dirigibilidade e conforto. A engenharia recalibrou os amortecedores hidráulicos e revisou toda a geometria do conjunto de suspensões. As bitolas foram alargadas e a estabilidade foi ampliada com o uso de pneus de alto desempenho, produzidos com um composto de borracha projetado para melhorar o consumo, a estabilidade em curvas e a capacidade de frenagem. "A direção elétrica progressiva foi atualizada na tecnologia e integra novos pontos de fixação que reduzem o nível de vibração ao volante e geram esterço mais direto. O motorista tem melhor percepção do nível de aderência de pneus e suspensões ao solo e pode realizar manobras mais seguras e precisas. A coluna telescópica permite ajustes em profundidade e altura do volante", acrescenta.

O conforto se amplia na aplicação no painel e revestimentos laterais de materiais sensíveis ao toque. Também uma notável evolução ergonômica nos bancos dianteiros, que utilizam espumas de múltiplas densidades. A parte central do assento e o encosto são mais macios, enquanto os apoios laterais adotam compostos mais firmes. A motorização utilizada nesta linha 2025 do Trailblazer é o consagrado Duramax 2.8 turbodiesel de nova geração, com 207 hp e 52 kgfm de torque.

Traseira é mais convencional | Foto: GM / Divulgação CP

Segundo o engenheiro chefe de produto, Fábio Daumichen, "utilizamos a inteligência artificial na gestão eletrônica do motor com a tecnologia derivada de 'machine learning', que analisa os dados de computação e separa o essencial para a evolução da máquina sem a interferência humana. Isso permitiu a calibração avançada do motor, que atinge um alto padrão de equilíbrio entre desempenho, economia de combustível e níveis menores de emissões. A nova transmissão automática de oito marchas também equipa a Colorado norte-americana, mas com calibração específica para o mercado brasileiro", enfatiza o engenheiro.

A aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora é feita em 9.5 segundos e o consumo na cidade é de 9.2 quilômetros por litro, na rodovia de 12 quilômetros por litro. O Trailblazer é equipado com: detecção de pedestres, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, alerta de pressão dos pneus, assistente inteligente de frenagem, acendimento automático dos faróis, farol alto com ajuste automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré de alta resolução, controle automático de oscilação de reboque, banco do motorista com regulagem elétrica.


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