Nível do Guaíba segue em declínio, mas chuva pode mudar cenário

Nível do Guaíba segue em declínio, mas chuva pode mudar cenário

Nas últimas 24h, rio declinou mais de 10cm

Correio do Povo

Chuva deve mudar a tendência de declínio do Guaíba

publicidade

Apesar de ainda muito acima da cota inundação, o nível do Guaíba segue em declínio nesta terça-feira. Segundo a última leitura, o nível do rio estava em 5,08 metros e a tendência é que siga baixando. A queda vem sendo registrada desde ontem, terça-feira. Às 7h da manhã, a medição no Cais Mauá era apontava os 5,27 m; 24hrs depois, às 8h desta quarta, já tinha baixado mais de 12 cm, marcando os 5,12m.

Apesar disso, nas ruas da Capital o cenário não reflete essa queda. Nas áreas abaixo do nível do rio, o escoamento da água necessita diretamente do funcionamento das bombas d'água, que pararam de funcionar em função do alagamento. A cheia do rio atingiu 155 mil pessoas e mais de 5 mil ruas em Porto Alegre, totalizando 811 km afetados. A estimativa é do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Ufrgs.

Veja Também

E as projeções não são as melhores. Um alerta da MetSul prevê chuvas intensas para o Rio Grande do Sul nos próximos dia. A persistência do clima instável no final de semana resultará em grandes volumes d'água. Em algumas localidades, são esperados momentos de forte precipitação e fortes rajadas de vento. O episódio deverá prolongar a situação crítica que o Estado vem passando, incluindo na Capital. Assim, a tendência de que o Guaíba siga baixando é improvável. A expectativa, porém, é que se manhtenha estabilizado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895