Prefeita de São José do Norte solicita que pessoas em áreas de risco deixem suas casas

Prefeita de São José do Norte solicita que pessoas em áreas de risco deixem suas casas

Fabiany Roig fez o alerta em função da mudança da direção do vento

Angélica Silveira

A projeção é que mais ruas fiquem alagadas com a mudança na direção dos ventos

publicidade

A Prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig alertou a população, por meio de um comunicado na internet, que devido a direção do vento a água da Lagoa dos Patos tende a subir em áreas nunca antes vistas na cidade. Várias áreas do município já registram inundação como a Travessa Três na Croa, parte da Avenida da Saudade, parte da Rua Conde de Porto Alegre, iniciais da Evilázio Setembrino, da Edgar Pereira Velho, da Marechal Floriano, Carlos Bulamarqui, também áreas no bairro Comendador Carlos Santos e comunidades do interior e outras localidades acima no município. "Alertamos que pessoas próximas a áreas já alagadas se organizem para tirar os seus pertences, se esperar provavelmente só conseguiremos tirar as pessoas. Não temos como precisar até onde a água vai chegar", relata.

Ela conta que a cidade possui uma sala de monitoramento, onde acompanha o que está acontecendo. Quatro equipes dos bombeiros estão indo em todos os locais da cidade. Ela pede que ruas próximas a Lagoa, a população pode sair com calma sem pânico. "Estamos monitorando a situação e a Lagoa está subindo. Algumas áreas da cidade já passaram por alagamentos em outras oportunidade, mas dessa vez será diferente de tudo o que já aconteceu antes, por isto importante as pessoas estarem alerta e seguirem orientações dos bombeiros e da Defesa Civil", justifica. Ela confirma que os níveis da água vão chegar e serão maiores que as vezes anteriores. "Busquem os abrigos, casa de familiares o quanto antes solicitarem ajuda será melhor a dinâmica de vocês", orienta.

Pelo mais recente boletim divulgado pela Prefeitura, às 17h, a tábua de maré estava em 0,50m e o vento estava sudoesta á 53 quilômetros por hora. Há abrigos em funcionamento no Ginásio Mário Malta, no Clube Sócrates e no Ginásio da escola João de Deus Collares (aceita animais). Um total de 59 pessoas estão nos abrigos, assim como 38 animais (23 cachorros e 15 gatos).

A travessia de lancha até Rio Grande segue suspensa, assim como a de balsa, que foi suspensa há pouco.

As aulas seguem suspensas até sexta-feira. As doações de cobertores, colchões, toalhas, kits de higiene e limpeza podem ser entregues na sede da Secretaria municipal de Transporte e Trânsito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895